Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1247
Autor(es): Rossa, Priscila
Título: A consciência fonológica do professor de língua inglesa como L2 em contexto brasileiro : os aspectos ditongais em foco.
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho investiga a consciência fonológica de professores de inglês como L2 e discute a importância de uma abordagem sistematizada de aspectos fonéticos e fonológicos nas salas de aula brasileiras para que haja um ensino satisfatório da língua inglesa, sobretudo no âmbito da fala, que é o maior obstáculo para os que a estudam. Para realizarmos nossas discussões, partimos do pressuposto de que a necessidade de uma pronúncia acertada dos professores de Língua Inglesa tem sido pouco enfatizada nos centros de formação docente, sobretudo nos cursos de Letras, e trazemos o aporte teórico de alguns dos maiores nomes entre aqueles que se dedicam à pesquisa dos sons da língua e da fala. Como problema de pesquisa, contornamos os aspectos ditongais no nível segmental da pronúncia a fim de mostrarmos que a inteligibilidade e a comunicação de uma língua articulam o controle não só da gramática e do léxico, mas da fonética também. O método utilizado é o indutivo e a aplicação consistiu na coleta, via gravação de áudio, da fala de cinco professores de língua inglesa como L2 em universidades e cursos de idioma. Na última etapa do trabalho, propomos um simples exercício que vislumbra dar voz aos aspectos discutidos no tocante à formação e ao ensino de fonética da língua inglesa. Após todas as elucubrações, concluímos, de um lado, que sem instrução formal, o ensino de pronúncia será bastante precário e não levará o aluno a obter a consciência fonológica da língua inglesa e, de outro, que, isoladamente, a consciência fonológica de falante estrangeiro também não sustenta a capacidade de se ensinar inglês como L2, o que comprova que não há consciência fonológica plena se esta não advier da comunhão entre o formal e o empírico da língua.
Resumo em outro idioma: This work investigates the phonological awareness of professors of English as L2 and discusses the importance of a systematic approach of phonetic and phonological aspects in Brazilian classrooms so that there is a satisfactory teaching of English, especially in the sphere of speech, which is the largest obstacle for those who study it. In order to carry out our discussions, we assumed that the need for proper pronunciation of English teachers has been little emphasized in teaching training centers, especially in English programs, and we bring the theoretical basis of some of the biggest names among those who dedicated to research the sounds of language and speech. As a research question, we outlined the diphthongs on the segmental level of pronunciation in order to show that the intelligibility and communication of a language articulate the control, of not only grammar and lexicon, but phonetics, also. The method used is the inductive, and the application consisted on collecting, via audio recording, the speech of five English professors and teachers of English as L2 at universities and language schools. At the last stage of the work, we propose a simple exercise that envisions to enhance the issues discussed, which concern the training and teaching of English phonetics. After all ruminations, we conclude that, on the one hand, without formal instruction, pronunciation teaching will be rather precarious and will not prompt the student to acquire the phonological awareness of the English language; on the other hand, the foreign speaker’s phonological awareness, solely, does not support the ability to teach English as L2 either, which proves there is no full phonological awareness when it does not come from the combination between the formal and the empirical of the language.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Letras
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Professores de inglês - Formação
Professores de inglês - Pronúncia
Aquisição da segunda língua
Língua inglesa - Fonologia
Orientador(es): Ayres, Carlos Renê
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