Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKist, Rosiana-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAdolescente : um leitor em busca de sentidos e da socialização da leitura.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFronckowiak, Ângela-
dc.degree.departmentCurso de Letraspt_BR
dc.description.abstractFrom an empirical research with teenagers, we seek to know what young people read and reflect on their place in the world of reading. Before, we did a course on reading and the relationship between text and reader, bringing together concepts and making a brief historical journey of reading and serial novel-intrinsically linked to the mass concept of literature and best-seller. Based on the phenomenon of experience we seek to understand how some of the works devalued by the school play so deeply young people a nd see that the publishing industry has a specific name for this reader audience-young adult (YA). Such concepts will be put into practice when we analyze two works of american writer John Green. This study led us to confirm the hypotheses raised in our project that the young read yes and but are works not legitimized by the school. In addition, it needs to socialize their readings; Proof of this are the digital phenomena involving the subject, as the success of booktubers and dozens of reading platforms.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherGreen, John, 1977 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherAdolescentes - Livros e leiturapt_BR
dc.subject.otherInteresses na leiturapt_BR
dc.subject.otherLiteratura infantojuvenil - História e críticapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1250-
dc.date.accessioned2016-09-12T16:59:48Z-
dc.date.available2016-09-12T16:59:48Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA partir de uma pesquisa empírica com adolescentes, buscamos saber o que os jovens leem e refletir sobre o lugar deles no mundo da leitura. Antes, fizemos um percurso sobre a leitura e a relação entre texto e leitor, reunindo conceitos e realizando um breve percurso histórico da leitura e do romance de folhetim intrinsecamente ligado ao conceito de literatura de massa e best-seller. Baseados no fenômeno da experiência buscamos compreender como algumas das obras desvalorizadas pela escola tocam tão profundamente os jovens e vimos que o mercado editorial tem uma denominação específica para este público leitor - o young adult (YA). Tais conceituações foram colocadas em prática quando analisamos duas obras do escritor americano John Green. Este estudo nos levou a confirmar as hipóteses levantadas em nosso projeto de que o jovem lê sim e muito, mas que são obras não legitimadas pela escola. Além disso, ele precisa socializar suas leituras; prova disso são os fenômenos digitais envolvendo o assunto, como o sucesso dos booktubers e as dezenas de plataformas de leitura.pt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosiana.pdf9.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons