Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1268
Autor(es): Sousa, Renato Martins Leite de
Título: A comunicação estratégica da Compassion Internacional no Brasil.
Data do documento: 2016
Resumo: O estudo aborda as estratégias de comunicação da Compassion Internacional, organização não governamental cristã com sede nos Estados Unidos e atuante no combate à extrema pobreza em vinte e seis Países, frente à filial Compassion do Brasil. Constata-se que a organização atribui a si os valores sobre desenvolvimento contemplados por Sen (2010) tendo em vista que, para o autor, o desenvolvimento é entendido a partir das liberdades do agente individual. Para esta análise da comunicação na organização foi pesquisada a filial no Brasil, a Compassion do Brasil. Buscou-se entender as estratégias de comunicação da organização, em níveis interno e externo a ela. Foram exploradas bibliografias contemplando teorias sobre comunicação nas organizações, comunicação estratégica, a partir de Guedes (2008) e Bueno (2015), comunicação para o desenvolvimento, a partir de Bordenave (2012) dentre outros, bem como as bases utilizadas para o entendimento de desenvolvimento, enfocadas nas teorias econômicas de Sen (2010). O estudo recorre também a entrevistas com funcionários da organização do departamento de comunicação, a saber, a Gerente de Comunicação e a Especialista de Comunicação que possui a função de Jornalista da Compassion do Brasil. Complementando não mais com entrevista, mas como experiência de campo, foi considerada a vivência do Especialista de Campo da Compassion filial Brasil, também autor dessa dissertação. Foram realizadas também pesquisas documentais de material cedido pela própria organização no País, entre eles os materiais de comunicação produzidos na organização. Os resultados principais apontam para uma estratégia de comunicação definida na sede da organização nos Estados Unidos, Compassion Internacional, e executadas para e nas filiais ou países que recebem apoio e projetos da organização, incluindo a filial no Brasil. Quanto à comunicação interna a filial da organização no Brasil apresenta a formação de parcerias bem estruturadas entre a organização, doadores, igrejas e outras organizações que juntas culminam em fomento das ações da organização no País. Constata-se um forte senso de pertencimento por parte do público interno da organização cuja cultura organizacional está estruturada em fundamentos cristãos a partir dos escritos bíblicos. Percebe-se ainda um vasto campo de atuação a ser desenvolvido. No País, ainda embora a Compassion Internacional- sede e até mesmo a filial Brasil apresente constante uso de ferramentas comunicacionais no ambiente interno e entre suas filiais, por meio principalmente de recursos tecnológicos, percebe-se a necessidade de gerar sentidos na construção de uma cultura organizacional mais concisa e uniforme principalmente entre os departamentos internos das filiais. Quanto à comunicação externa, percebe-se a inexistência de seu uso no País, os Field Country, não havendo, portanto, produção midiática de comunicação externa para divulgação da organização no Brasil. Estas ações atribuídas às estratégias de comunicação da Compassion Internacional, interna e externa a ela, são entendidas como responsáveis diretas pelo fomento de suas atividades de combate à pobreza extrema nos locais onde atua.
Resumo em outro idioma: The study approaches the communication strategies of Compassion International, Christian non-governmental organization based in the United States and active in fighting extreme poverty in twenty-six countries, related to Compassion’s affiliate in Brazil. It is noted that the organization assigns itself the development of values covered by Sen (2010) considering that, for the author, development is understood from the individual agent freedoms. For this communication analysis in the organization was investigated as an object of study, the affiliate in Brazil, Compassion Brazil in order to understand the ways and communication strategies in the organization in internal and external levels. It was explored bibliographies contemplating theories of communication in organizations, strategic communication, from Guedes (2008) and Bueno (2015), communication for development, from Bordenave (2012) among others, as well as the bases used for understanding development, focused on the economic theories of Sen (2010). The study also makes use of interviews with staffs from the Communication Department of the organization, namely, Communication Manager and Communication Specialist who has the responsibilities of a Journalist function at the organization in Brazil. Complementing, not to interview, but as field experience was considered the experience of the Field Specialist at Compassion Brazil, also the author of this dissertation. It required an exploratory study and field research in the organization regarding its projects in Brazil which are more than one hundred and eighty divided into different states concentrated in the Northeast. The main results point to a communication strategy originated at head office, Compassion International and distributed to affiliates, including the affiliate in Brazil. As the internal communication the affiliated organization in Brazil presents the formation of well-established partnerships between the organization, donors, churches and other organizations that together culminate in development of the organization's actions in the country. There has been a strong sense of belonging from the part of the employees of the organization and construction of an organizational culture based on Christian doctrine contained in the Bible. It is noticed also a lot of action to be developed. In the country, even though the Compassion International- the head office and even in Brazil presents constant use of communication tools within the company and among its subsidiaries, mainly through technological resources, we realize the need to generate sense in building a culture more concise and uniform organizational particularly among internal departments of branches. Regarding external communication, we notice the absence of their use in the country, the Country Field, and there is not any media production of external communication for the organization of disclosure in Brazil. These actions assigned to the communication strategies of Compassion International; internal and external to it is understood as directly responsible for the promotion of its activities to combat extreme poverty in the places where it operates.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Comunicação nas organizações
Planejamento estratégico
Política social
Organizações não governamentais
Igreja
Orientador(es): Felippi, Ângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renato Martins Leite de Sousa.pdf2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons