Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1278
Autor(es): Zandonato, Sueli
Rocha, Guilherme Görgen da
Título: Saúde e disfonia vocal, fatores associados em professores de uma escola estadual do interior do RS.
Data do documento: 2016
Protocolo CEP: 1.540.151
Resumo: Objetivo: Identificar a possível presença de disfonia vocal e fatores de risco associados, em professores de uma Escola Estadual do interior do RS. Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo, do qual fizeram parte 21 professores em atividade na escola estadual Sagrado Coração de Jesus de Anta Gorda–RS. Os sujeitos da pesquisa eram todos os professores, ambos os sexos, selecionados por conveniência, e adesão voluntária e que responderam ao questionário. Resultados: Entre os resultados encontrados no presente estudo observou-se que a maioria dos sujeitos não recorreram a atendimento profissional, com três professores diagnosticados com alterações vocais. Já em relação aos sintomas, os mais citados foram a "sensação de incomodo na garganta", a "ansiedade" e "falhas na voz". Considerações finais: no presente estudo se confirmou a presença de sintomas vocais na maioria dos professores da escola Estadual Sagrado Coração de Jesus de Anta Gorda-RS, sendo os mais expressivos a sensação de incomodo na garganta, a ansiedade e as falhas na voz. No entanto, a disfonia só foi detectada em dois profissionais. Esses resultados podem estar associados as questões educacionais de um município pequeno (IDH-M 0,740), que geram comportamentos positivos no espaço escolar.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Pós-Graduação Especialização em Saúde do Trabalhador
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Distúrbios da voz
Disfonia
Professores - Saúde e higiene
Saúde do trabalhador
Orientador(es): Pohl, Hildegard Hedwig
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sueli Zandonato.pdf81.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons