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dc.contributor.authorZandonato, Sueli-
dc.contributor.authorRocha, Guilherme Görgen da-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSaúde e disfonia vocal, fatores associados em professores de uma escola estadual do interior do RS.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPohl, Hildegard Hedwig-
dc.degree.departmentCurso de Pós-Graduação Especialização em Saúde do Trabalhadorpt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherDistúrbios da vozpt_BR
dc.subject.otherDisfoniapt_BR
dc.subject.otherProfessores - Saúde e higienept_BR
dc.subject.otherSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1278-
dc.date.accessioned2016-10-06T13:42:59Z-
dc.date.available2016-10-06T13:42:59Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Identificar a possível presença de disfonia vocal e fatores de risco associados, em professores de uma Escola Estadual do interior do RS. Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo, do qual fizeram parte 21 professores em atividade na escola estadual Sagrado Coração de Jesus de Anta Gorda–RS. Os sujeitos da pesquisa eram todos os professores, ambos os sexos, selecionados por conveniência, e adesão voluntária e que responderam ao questionário. Resultados: Entre os resultados encontrados no presente estudo observou-se que a maioria dos sujeitos não recorreram a atendimento profissional, com três professores diagnosticados com alterações vocais. Já em relação aos sintomas, os mais citados foram a "sensação de incomodo na garganta", a "ansiedade" e "falhas na voz". Considerações finais: no presente estudo se confirmou a presença de sintomas vocais na maioria dos professores da escola Estadual Sagrado Coração de Jesus de Anta Gorda-RS, sendo os mais expressivos a sensação de incomodo na garganta, a ansiedade e as falhas na voz. No entanto, a disfonia só foi detectada em dois profissionais. Esses resultados podem estar associados as questões educacionais de um município pequeno (IDH-M 0,740), que geram comportamentos positivos no espaço escolar.pt_BR
dc.description.protocolo1.540.151pt_BR
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