Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1300
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Eidt, Alessandra Gassen | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Formação continuada e saberes da prática dos professores da educação profissional do SENAI de Santa Cruz do Sul. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Viegas, Moacir Fernando | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to describe and analyze the teachers' continued formation of the School of Professional Education SENAI Carlos Tannhauser. The question of the research is: how the teachers’ continued formation occurs related to organization, structure, approached thematics, concepts and perspectives that guide it? In that sense the main goal of this work is to describe and analyze the teachers’ continued formation related to organization, structure, approached thematics, concepts and perspectives that guide it. As specific goals it looks to describe professional features of teachers and provide them moments of reflection, dialog and experience share that allow getting elements to construct a continued formation program. This work tries to contribute with the discussion about teachers’ formation in professional education and has as main theoretical authors Tardif, Machado, Shön, Ciavatta, Kuenzer, Nóvoa, Cunha, Lima Filho and Manfredi. This study presents a qualitative approach of a case study type, where the following instruments were used: semi structured interview, document analysis and focal group. The individuals of this research were six teachers that work on professional education developed in the abovementioned institution. As central points, from data analysis, the categories of “initial and continued formation”, “pedagogical practice” and “being a teacher at SENAI” were chosen. It is possible to notice the importance of continued education that aims to make the teacher reflect about its pedagogical practice, carrying it to be aware of the necessity of a new position to meet the work challenges. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | SENAI - Corpo docente | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino técnico - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação permanente | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1300 | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T15:24:12Z | - |
dc.date.available | 2016-10-21T15:24:12Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca descrever e analisar a formação continuada dos docentes da educação profissional da Escola de Educação Profissional SENAI Carlos Tannhauser, localizada em Santa Cruz do Sul, RS. A questão de pesquisa é: como ocorre a formação continuada dos professores dos cursos técnicos da EEP SENAI Carlos Tannhauser no que se refere à organização, estrutura, temáticas abordadas, conceitos e perspectivas que a orientam? Neste sentido, têm-se como objetivo descrever e analisar a formação continuada dos professores da educação profissional de nível técnico da Escola de Educação Profissional SENAI Carlos Tannhauser no que se refere à organização, estrutura, temáticas abordadas, conceitos e perspectivas que a orientam. Como objetivos específicos buscamos descrever as características profissionais dos docentes que atuam na educação profissional da escola. O trabalho busca contribuir com a discussão sobre a formação dos docentes para a educação profissional e teve como principais teóricos Tardif, Machado, Shön, Ciavatta, Kuenzer, Nóvoa, Cunha, Lima Filho e Manfredi. O estudo possui abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em que foram utilizados os instrumentos: entrevista semiestruturada, análise documental e grupo focal. Os sujeitos da pesquisa foram seis docentes que trabalham na educação profissional desenvolvida na instituição. A partir da análise das informações foram elaboradas as categorias "formação inicial e continuada", "prática pedagógica" e "ser docente no SENAI". Percebe-se a importância de uma educação continuada com o intuito de fazer o docente refletir sobre a sua prática pedagógica, levando o mesmo à conscientização da necessidade de uma nova postura para atender os desafios do trabalho. A formação continuada deve ser contínua, construída ao longo do processo, desde a formação inicial. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alessandra Gassen Eidt.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons