Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1301
Autor(es): Corrêa, Aline Mesquita
Título: Escola família agrícola de Santa Cruz do Sul : pedagogia da alternância e possibilidades emancipatórias.
Data do documento: 2016
Resumo: Essa dissertação apresenta um estudo sobre as possibilidades emancipatórias do homem e da mulher do campo, tramadas nas práxis do-discentes que esses realizam através da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). Para tanto, preocupou-se em identificar e compreender como essas práxis de docências-discências compartilhadas articulam-se às possibilidades de emancipação humana considerando, também, os limites desse processo educativo na relação entre escola-família/comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação na qual foram combinados elementos de participação à técnica de triangulação dos dados. Assim, realizou-se observação participante, entrevistas semiestruturadas com oito do-discentes e análise de conteúdo. Os principais referentes teórico-metodológicos que sulearam o processo investigativo foram: Freire (1995); Caldart (2010); Nosella (2014); Triviños (1987); e, Streck e Adams (2014). As práxis do-discentes se constituem, e vão sendo constituídas nas situações concretas nas quais os sujeitos inscrevem suas experiências. As mesmas são identificadas no compromisso e na partilha dos sabores populares e conhecimentos científicos, que ao se confrontarem "criam" um saber modificado que os possibilitam encontrarem a vocação para o ser mais e a práxis transformadora. As possibilidades emancipatórias dos povos do campo são compreendidas na relação dialética da do-discência e na afirmação dos mesmos como fazedores de história, protagonistas de seus devires. Nesse sentido, diversificam suas formas de (re)produzir a vida vinculando-a com a educação, a terra/trabalho e o mundo. As possibilidades emancipatórias encontram-se na resistência no território, na perspectiva agroecológica da produção e na tomada de consciência enquanto classe oprimida. Esses são importantes indicadores emancipatórios que, na Pedagogia da Alternância, co-existem com as contradições e os limites ante a lógica do capitalismo global para a educação no campo. Implicando, também, na busca pela superação da condição desumanizadora para o tempo presente.
Resumo em outro idioma: The following dissertation proposes an analysis of the emancipatory possibilities of the women and men that live in the Brasilian countryside, based on the studentteaching praxis applied by them throughout the Pedagogy of Alternance at the Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). This investigation was concerned with the identification and understanding of this praxis as a way for human emancipation, considering the boundaries of this process as well, in which school, family and community are key actors. Consequently, a participative observation methodology was developed as well as semi-structured interviews with eight scholars and, finally, content analysis. The main theoretical and methodological sources that were used for this research project were Freire (1995); Caldart (2010); Nosella (2014); Triviños (1987); e, Streck and Adams (2014). The student praxis erects itself with the help of concrete situations throughout which the students start building their experiences. These are identified in the light of their engagement and a matrix of popular wisdom and scientifical knowledge. When both collapse onto each other, a new way of modified wisdom is born, offering to them the path to vocation and transforming praxis. The emancipatory possibilities of the countryside people are understood by the dialectical relationship of the "do-discência" and on the assertion that they are the ones that are making history, starring actor of their "becoming in". This way they diversify, their way of (re)producing life involving themselves in education, soil/work and the planet. The emancipatory possibilities are to be found on the defense of local territories, on the agroecological perspective and on the selfassumption of oppressed classes. These are important emancipatory considerations that co-exist in the Pedagogy of Alternance with contradictions and constraints in the frame of global capitalism and its logic of education for the countryside. This implies, as well, a pursuit for the overcoming of the de-humanizing condition that is located in the present time.
Nota: Inclui bibliografia,
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
Educação rural
Aprendizagem
Orientador(es): Moretti, Cheron Zanini
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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