Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1308
Autor(es): Noronha, Andreza Estevam
Título: Entre a saúde e a escola : os deslocamentos discursivos na construção do TDAH no manual diagnóstico e estatística de transtornos mentais.
Data do documento: 2016
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mais recorrentes dentro das salas de aula, e, justamente por estar ligado ao desempenho escolar/acadêmico é que se torna fruto da preocupação de professores. Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar a produção dos discursos referentes ao TDAH ao longo das diferentes edições e revisões do Manual Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM). Para isso, foi utilizado desde sua primeira edição, lançada em 1952, até a quinta e atual, lançada em 2013, passando pelas revisões da terceira e quarta edições. Sendo assim, o problema de pesquisa foi sendo conduzido a partir dos seguintes questionamentos: como a hiperatividade/déficit de atenção é produzida a partir das diferentes versões do DSM? Quais sujeitos são constituídos a partir das descrições dos diagnósticos de TDAH constantes no DSM? Como essas questões passam a ser problemas da escola/educação? Portanto, neste trabalho, o DSM é tratado como uma materialidade discursiva na Saúde Mental e na Educação, buscando compreender quais sujeitos são constituídos a partir do diagnóstico de TDAH. A partir dos referenciais foucaultianos, descreveu-se e analisou-se, os deslocamentos discursivos acerca do TDAH em cada edição/revisão do DSM, bem como o entendimento de distúrbio/transtorno mental e do próprio TDAH. Os deslocamentos discursivos se deram no sentido orgânico "comportamental" orgânico, sem que houvesse completo apagamento de um sobre outro, apenas o foco que a Associação Americana de Psiquiatria (APA), deu em cada momento. Nesse sentido, não se trata aqui, neste trabalho, de apontar "evoluções" a respeito do TDAH, mas sim descrever o processo de conceituação, e constituição do TDAH enquanto transtorno da infância. Processo esse que ora foi visto como biológico, ora foi visto como comportamental e que neste momento volta ao orgânico/biológico com outras especificidades. Entende-se que tais especificidades são típicas da sociedade de controle, da sociedade que se utiliza de meios cada vez mais tecnológicos para justificar porque determinados fenômenos ocorrem, de uma sociedade que preza pelo rendimento, e que, para isso, a medicalização e os entendimentos neuroquímicos do sujeito colaboram neste processo.
Resumo em outro idioma: The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is one of the most prevalent disorders in the classroom, and precisely because it is linked to school/academic performance, is the reason of the concern of teachers. This paper aims to describe and analyze the production of discourses about Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) throughout the different editions and revisions to the Diagnostic and Statistical Manual Mental Disorders (DSM). For this, has been used since its first edition, launched in 1952 by the Fifth and current, launched in 2013, through the third and fourth editions of the review. Thus, the research problem was: How hyperactivity / attention deficit is produced from the different versions of the DSM? For better conduct of work, the following questions were launched: how ADHD was constituted as a health issue and how this concept is built from the DSMs? Which subjects are constituted from the descriptions of ADHD diagnoses listed in the DSM? How did these issues become school problems? Therefore, in this study, the DSM is treated as a discursive materiality in Mental Health and Education, trying to understand which subjects are constituted from the diagnosis of ADHD. From Foucault's references, was described and analyzed, the discursive displacements about ADHD each edition / DSM revision, as well as the understanding of disorder / mental disorder and ADHD itself. Discursive shifts have taken place in the organic - behavioral - organic sense, with no complete deletion of one over the other, just the focus that the American Psychiatric Association (APA), has at each moment. The point is, in this work not point "developments" about ADHD, but rather describe the process of conceptualization and creation of ADHD as a childhood disorder. A process that was sometimes seen as biological, after was seen as behavioral and this time back to organic / biological with other characteristics. It is understood that these differences are typical of the control society, the society that uses increasingly technological means to justify why certain phenomena occur, in a society that values the income, and for that, the medicalization and understandings neurochemical the subject cooperate in this process.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Inclusão em educação
Saúde mental infantil
Orientador(es): Hillesheim, Betina
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreza Estevam Noronha.pdf465.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons