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http://hdl.handle.net/11624/1309
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Chedid, Ana Lúcia Schüler | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A educação do movimento Nación Pachamama : a espiritualidade e o feminino como decolonização e individuação no ser. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Menezes, Ana Luisa Teixeira de | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | To understand the importance of the spirituality in the human psycheas driver of the (de)colonization of the feminine and of the individuation of the human being, and not as a religious dogma. I looked for researching the education of the Nación Pachamama movement white a daily symbolic practice, The qualitative research of phenomenological (PENNA, JUNG, KUSCH, DILTHEY, BARDIN) used, as a mechanism to understand the vision of the man and of the world, six interwiews half structured and the experience in the Arco-ìris rural community in San Marcos Sierras, In Argentina. In the study, i needed to make use of two moments in the research. First, i accomplished a bibliographical research to understand the bases of Nación Pachamama movement in the Andes cosmos vision and in the context of Bem Viver. With the Andean studies, the coloniality and (de)coloniality were included in the history of Deep America due to their psyche consequences in the people (KUSCH, ESTERMANN, ARIAS, MIGNOLO, QUIJANO). In the community´s experience, in Argentina, i could verify the ayni, the Pachamama and the chakana lessons developed by the movement and their consequences as personality education (JUNG, JACOBI, FRANZ, BOECHAT, FREIRE). Starting from the description of thise lived lessons, i noticed that the used simbology is cultural and it belongs to the Andean cosmos vision. There is an unconscious operation on it that promotes the development os a community attitude whem the individual is understood as part and as whole feeling included and responsible for the collextive acquaintanceship, The contact with the soul is shown from the spiritual practice of the rural people, The feminine psychic aspect (soul) exercises its guide function in the direction of the egoin itself, process named by Jung as individuation. In the end, noticed that the mysth os Pachamama invokes the feminine spiritual function of the soul that potentiates and educational process for the individuation, because this is the guide of this process . Therefore, the Nación Pachamama movement teaches that is necessary to (de)colonize the feminine so that the soul shows and establish the individuation process in the human being. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject.other | Vida espiritual | pt_BR |
dc.subject.other | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject.other | Sinais e símbolos | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1309 | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-19T13:09:43Z | - |
dc.date.available | 2016-11-19T13:09:43Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Para compreender a importância da espiritualidade na psique humana como propulsora da decolonização do feminino e da individuação no ser, e não como um dogma religioso, busquei pesquisar a educação do movimento Nación Pachamama enquanto uma prática simbólica cotidiana. A pesquisa qualitativa de viés fenomenológico (PENNA, JUNG, KUSCH, DILTHEY, BARDIN) usou, como mecanismo para compreender a visão de homem e de mundo, seis entrevistas semiestruturadas e a vivência da comunidade campesina Arco-Íris, em San Marcos Sterras, na Argentina. No estudo precisei alçar mão de dois momentos na pesquisa. No primeiro, realizei um percurso bibliográfico para compreender as bases do movimento Nación Pachamama na cosmovisão andina e no contexto do Bem Viver. Com os estudos andinos, a colonialidade e decolonialidade foram incluídas na história da América Profunda, devido às suas consequências psíquicas sobre o coletivo (KUSCH, ESTERMANN, ARIAS, MIGNOLO, QUIJANO). Na vivência da comunidade, na Argentina, pude constatar as lições do ayni, de Pachamama e da chakana desenvolvidas pelo movimento e suas consequências como educação da personalidade (JUNG, JACOBI, FRANZ, BOECHAT, FREIRE). A partir da descrição dessas lições vivenciadas, percebi que a simbologia usada é cultural e pertence à cosmovisão andina. Nela existe um funcionamento inconsciente que promove o desenvolvimento de uma atitude comunitária quando o indivíduo se compreende parte e todo, sentindo-se incluído e responsável pela convivência coletiva. O contato com a alma se mostra a partir da prática espiritual dos campesinos. O aspecto psíquico feminino (alma) exerce sua função de guia no encaminhamento do ego ao Sí-mesmo, processo denominado por Jung de individuação. Por último, percebi que o mito de pachamama evoca a função espiritual feminina da alma, que potencializa um processo educativo para a individuação, por esta ser a guia desse processo. Portanto, o movimento Nación Pachamama educa que é preciso decolonizar o feminino para que a alma se manifeste e estabeleça o processo de individuação no ser. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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