Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1310
Autor(es): Pereira, Adriana Aires
Título: A exibição de filmes na sala de aula : um reencantamento para a educação.
Data do documento: 2016
Resumo: A proposta desta pesquisa emergiu da necessidade de investigar como acontece a produção do conhecimento, a partir do uso de filmes em sala de aula. O fio condutor da investigação é o olhar dos jovens estudantes, como eles percebem o processo ensino-aprendizagem, que reuniu a tecnologia fílmica à disciplina de História. Apostei no processo de pesquisa que se constituiria de forma não linear, de modo que as decisões foram norteadas pelas emergências que afloravam no fluxo da pesquisa. Atuei como observadora implicada ao longo do processo de investigação, em conjunto com os educandos. Experimentamos o processo de viver e conhecer de modo inseparável. Proponho as autonarrativas como testemunho das aprendizagens a partir das experiências que agregam História, cinema e tecnologia digital, valendo-se da sua utilização como ponto de ligação entre educação e complexidade. Nesse sentido, o ato de narrar a si mesmos gera outra perspectiva para a aprendizagem focada na autonomia do sujeito autor. Fundamento minha investigação por meio dos pressupostos: do Paradigma da Complexidade, segundo os seguintes vetores teóricos, a Complexificação pelo Ruído Atlan (1992) e a Biologia da Cognição -Teoria da Autopoiesis de Maturana e Varela (1980-2003). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma vez que propõe trabalhar com os aspectos subjetivos de forma inseparável de todo processo cognitivo. Os dados gerados foram tratados a partir da ideia de mobilização interna desencadeada pelo ruído, pelo movimento auto-organizativo e pelo fenômeno da Autopoiesis desenvolvido pela "biologia do conhecer". Nessa perspectiva, explicito a minha opção metodológica, a pesquisa-intervenção, orientada por Passos e Kastrup (2012), com o intuito de instigar os sujeitos da pesquisa a refletirem sobre si mesmos, gerando ações, atuações que possam levá-los a produzir as suas autonarrativas. O cinema e as suas linguagens, ao convergirem com a imaginação e a emoção criados na processualidade plástica do processo cognitivo subjetivo, concretizado na autonarrativa. Nesse sentido, a dinâmica do trabalho de investigação incluiu um grupo de 15 educandos com idade entre 12 e 14 anos do 7º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega, no município de Santa Maria/RS. As atividades foram desenvolvidas em três encontros semanais, dois destes em horário de aula e um no contra turno, durante dois meses. O processo ensino-aprendizagem promove transformação em si e na convivência com o outro, de forma recíproca. As experiências foram abordadas a partir dos marcadores teóricos, da Complexificação pelo Ruído, do acoplamento tecnológico, da metacognição e da Autopoiesis, retratadas nas autonarrativas que emergiram das perturbações dos educandos frente ao cinema como fonte documental. O ato de narrar corresponde ao encantamento pela autoria de novos caminhos para chegar à construção do conhecimento dotado de autonomia. Assim, relato a minha perspectiva de pesquisadora para entender o processo cognitivo, como uma tomada de consciência de mim mesma, de forma ampliada do meu processo de viver e conhecer.
Resumo em outro idioma: The purpose of this research emerged from the need to investigate how the production of knowledge happens, from the use of movies in the classroom. We had as a wire conductor of the research the look of young students, how they perceive the teaching-learning process, which brought together to the filmic technology the subject of history. I bet in the research process that would not be on a linear way, the decisions were guided by the emergencies that arose in the research flow. I acted as an implied observer throughout the research process together with the learners; we experienced the process of living and meeting in an inseparable mode. I propose the own narratives as an evidence of learning from the experiences that aggregate history, cinema, digital technology, taking advantage of its use as a link between education and complexity. In this sense, the act of narrating themselves generate another perspective of learning focused on the autonomy of the subject author. I base my research through the assumptions: of Paradigm of Complexity, according to the following theoretical vectors the Complexification by Noise Atlan (1992) and the Biology of Cognition – Theory of Autopoiesis by Maturana and Varela (1980-2003). This is a qualitative research, since it proposes to work with the subjective aspects inseparably from all cognitive process. The data generated were treated from the internal mobilization idea triggered by noise, the selforganizing movement and the phenomenon of Autopoiesis developed the "biology of cognition". In this perspective I explicit, my methodological option, the intervention research, oriented by Passos and Kastrup (2012), in order to instigate the subjects to reflect on themselves, generating actions, performances that can take them to produce their own narratives. The cinema and its languages, converging with the imagination and emotion created in plastic processuality of subjective cognitive process, concretized in the own narrative. In this sense, the dynamics of the research work included a group of 15 students from the 7th year, of the Municipal Elementary School Padre Nóbrega, in the municipality of Santa Maria, RS, Brazil, aged between 12 and 14 years old. Two of these in class time and one in other shift, for two months. The teaching-learning process promotes transformation itself and coexistence with the other, reciprocally. The experiences were addressed from the theoretical markers, the complexity by noise, technological engagement, metacognition and of Autopoiesis, being described in own narratives that emerged from the disruption of the students in relation to the cinema as a documentary source. The act of narrating corresponds to spell the authorship of new ways to reach the construction of knowledge endowed with autonomy. Thereby I report my perspective of researcher to understand the cognitive process, as an examination of conscience of myself, in an expanded form from my processof living and understanding.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Cinema na educação
Recursos audiovisuais
Tecnologia educacional
História - Fontes
História - Recursos audiovisuais
Orientador(es): Pellanda, Nize
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Aires.pdf14.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons