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dc.contributor.authorGomes, Andreza Legramanti-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleFormação dos trabalhadores de educação e saúde do Programa Saúde na Escola em um município do Vale do Rio Pardo.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorViegas, Moacir Fernando-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis present study intends to analyze, comprehend and explain how the process of development does and formation of health and education professionals that are engaged to public Scholars Units from the Programa Saúde na Escola (PSE) [Health at School Program] happens, in a middle-sized municipal area at Vale do Rio Pardo, RS. This study still aims to analyze and understand how the educational practice of the professional formation in the PSE are developed; to describe and analyze the academic and continued formation of the PSE professionals; to explain the support and qualification strategies of these professionals for the activities development, and to comprehend the work conditions in which the activities are conducted and to propose alternatives to amplify the professional formation in a manner that they are able to fully perform the activities that were proposed. The relevance of this study is related to the lack of implementation and reflection about the educational practices destined to professionals that allow the comprehension and amplification of the PSE. In order to these reflections, it was decided to make a qualitative and quantitative research, involving eight female professionals from the education and health area of the PSE. The data were obtained through interviews applied at the professionals’ work place, guided by a semi structured questionnaire. The data were analyzed according to the Bardin’s presumptions. The study reveals that the work conditions in which the interviewed professional are submitted consist the main constraint of the done actions, as well as the of the knowledge formation process that were developed. The professionals have lack of formal formation to perform their activities, and with the objective of turning this situation around, the main strategy adopted by the professional is the “learning by doing”.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherSaúde escolarpt_BR
dc.subject.otherEscolas - Serviços de promoção da saúdept_BR
dc.subject.otherTrabalhadores - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subject.otherEducação permanentept_BR
dc.subject.otherFuncionários de escolas - Formaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1313-
dc.date.accessioned2016-11-19T13:48:48Z-
dc.date.available2016-11-19T13:48:48Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar, compreender e explicar como se dá o processo de formação dos trabalhadores de educação e saúde que atuam nas Unidade Escolares públicas do Programa Saúde na Escola (PSE), em um município de médio porte do Vale do Rio Pardo, RS. Objetiva ainda analisar e compreender como são desenvolvidas as práticas educativas de formação das trabalhadoras atuantes no Programa Saúde na Escola; descrever e analisar a formação acadêmica e continuada das profissionais atuantes no Programa; explicar as estratégias de apoio e qualificação dessas profissionais para o desenvolvimento das atividades, além de compreender as condições de trabalho em que são realizadas as atividades das trabalhadoras e propor alternativas para ampliar a formação das profissionais de modo que possam desempenhar integralmente as atividades propostas. A relevância da realização desse trabalho relaciona-se à escassa implementação e reflexão sobre as práticas educativas voltadas aos profissionais que possibilitem a compreensão e a ampliação do Programa Saúde na Escola. Para tais reflexões, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, envolvendo oito trabalhadoras das áreas de educação e saúde atuantes no Programa. As informações foram obtidas através de entrevistas realizadas nos locais de trabalho das participantes, norteadas por questionários semiestruturados. Os dados foram analisados segundo os pressupostos de Bardin. O estudo revela que as condições de trabalho a que as entrevistadas estão submetidas consistem no principal condicionante das ações realizadas, bem como dos processos de formação de conhecimentos desenvolvidos. As trabalhadoras carecem de formação formal para a realização de suas atividades, e com o intuito de contornar essa realidade, a principal estratégia adotada por essas profissionais é o "aprendizado na prática".pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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