Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1314
Autor(es): Cunha, Carolina Vivian da
Título: Cuidado e práticas educativas dos(as) trabalhadores(as) de enfermagem de um centro de terapia intensiva (CTI) : um estudo de caso.
Data do documento: 2016
Resumo: A ampliação da formação dos(as) trabalhadores(as) de enfermagem é uma necessidade devido às mudanças ocorridas em função das descobertas da ciência sobre o uso da tecnologia no cuidado ao doente crítico em terapia intensiva. Sendo assim, a qualificação desses(as) profissionais e a produção de conhecimento devem fazer parte de um processo contínuo. A partir disso, e entendendo que o trabalho é um dos meios de formação em que o(a) trabalhador(a) está inserido(a) com suas atividades, o problema de pesquisa desse estudo é: como ocorrem os processos de formação dos(as) trabalhadores(as) de enfermagem na assistência prestada por esses(as) profissionais no Centro de Terapia Intensiva (CTI) de uma instituição hospitalar de médio porte, do Vale do Rio Pardo, no contexto das práticas educativas em serviço de saúde? A abordagem escolhida foi a qualitativa, do tipo estudo de caso, e as informações foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Os(as) participantes foram duas enfermeiras assistenciais, um enfermeiro coordenador, quatro técnicas(os) de enfermagem e a gestora do Centro de Educação e Pesquisa (CEP) da instituição investigada. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e anotações no diário de campo. Como resultado, foi possível confirmar que a formação do(a) trabalhador(a) é fundamental para o seu trabalho, pois o CTI é um ambiente que ensina e em que se aprende a todo o momento. Porém, há necessidade de ações educativas referentes à assistência de enfermagem e ao cuidado tecnológico realizado por todos(as) profissionais envolvidos(as). O estudo revelou ainda que as condições de trabalho não estão adequadas à demanda exigida pelo setor, causando sobrecarga e estresse no trabalho; que existem lacunas a serem preenchidas referentes à organização do trabalho nos processos da instituição e do CTI, como padronizações no atendimento e na prática do cuidado realizado pelos(as) profissionais. Por fim, que há poucas oportunidades de formação permanente no ambiente de trabalho, desencadeando pouco estímulo para participação no que se refere ao desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal.
Resumo em outro idioma: The expansion of the formation of (the) employees (as) nursing is a necessity due to changes depending on the findings of science on the use of technology in the care of critically ill patients in intensive care. Thus, the qualification of those (as) professionals and knowledge production should be part of an ongoing process. From this, and understand that work is a means of training in which (a) worker (a) is inserted (a) with its activities, the research problem of this study is: how the nursing professional development process occur inside the Intensive Therapy Center ( ITC ) of a middle-sized institution located at the Vale do Rio Pardo, in the context of the educational practice in health service? The approach was qualitative, the case study type, and the data were analyzed using content analysis. The (the) participants were two clinical nurses, a nurse coordinator, four technical (the) nursing and the management of the Education and Research Center (CEP) of the institution investigated. Data collection occurred through semi-structured interviews and notes in field diary. As a result, it was confirmed that the formation of (a) worker (a) is fundamental to their work, because the ITC is an environment that teaches and you learn all the time. However, there is need for educational activities related to nursing care and technological care provided by all (the) professionals involved (as). The study also revealed that working conditions are not adequate to the demand required by the sector, causing overload and stress at work; that there are gaps to be filled relating to the organization of work in the processes of the institution and ITC, as standardization in service and practice of care provided by (the) professional. Finally, there are few opportunities for continuing education in the workplace, setting off little incentive to participate in regard to development and professional and personal growth.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Enfermagem de terapia intensiva
Enfermeiros - Formação
Educação em saúde
Educação em enfermagem
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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