Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1315
Autor(es): Ferreira, Suzeline
Título: (Des)encontros dos conhecimentos formais e experienciais no trabalho de segurança do paciente na enfermagem.
Data do documento: 2016
Resumo: O cenário atual dos estabelecimentos de saúde é composto por uma série de fatores em constante mutação, em que a busca por qualidade e segurança nos atendimentos tem sido um diferencial. No contexto dessa realidade, que envolve também renovação tecnológica constante, estão inseridos os trabalhadores da enfermagem, como esta pesquisadora. Justamente pela preocupação com este cenário e estar inserida nele, surge a intenção de pesquisar sobre o tema da segurança dos pacientes. Para tanto, buscamos compreender como está organizado o trabalho na enfermagem e as condições atuais em que este é desenvolvido. Cientes de que esta prática social ocorre concomitante à utilização e aplicabilidade de vários saberes, surge a problemática de pesquisa: de que maneira os trabalhadores da equipe de enfermagem percebem a articulação entre os conhecimentos formais e os conhecimentos da experiência nas atividades profissionais, em benefício da segurança dos pacientes, em um hospital de médio porte do interior do Rio Grande do Sul? Como objetivo principal buscamos descrever, compreender e analisar como os trabalhadores da equipe de enfermagem percebem a articulação entre os conhecimentos formais e experienciais na assistência prestada aos pacientes baseada no cuidado seguro. A pesquisa se desenvolveu como um estudo qualitativo, utilizando como instrumento entrevista semiestruturada realizada com técnicos de enfermagem e enfermeiros assistenciais membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da instituição. A partir da tabulação das informações foram elegidas quatro categorias de análise, as quais discorrem sobre os conhecimentos formais e experienciais, o cuidado, a organização e a carga de trabalho e educação permanente em saúde. Concluímos que os sujeitos da pesquisa utilizam diversos conhecimentos para compor a sua prática de trabalho, configurando um movimento entre os conhecimentos formais e experienciais, que denominamos aqui de "encontros" e "desencontros". Em cada atividade a ser desenvolvida, cada procedimento a ser executado, o profissional da enfermagem define os conhecimentos que serão utilizados e a melhor maneira de relacioná-los, de maneira dinâmica. Além disso, os profissionais de enfermagem identificam como positivas as intervenções educativas propostas pela instituição, acreditando que elas auxiliam no aprimoramento de suas atividades laborais voltadas a um cuidado seguro.
Resumo em outro idioma: The current scenario of health institutions is compound by a series of factors in constant mutation, in which the search for quality and safety in attendance has been a differential. In the context of this reality, which also involves constant technological renewal, they are inserted the nursing workers, like this researcher. Precisely for worrying with this scenario and being inserted it, that there is the intention to search on the subject of safety of patients. Therefore, we seek to understand how the health work is organized and how current conditions in which it is developed. Aware that this practice occur concomitant with the use and applicability of diverse knowledge, the research problematic arises: in which way the nursing team workers use their knowledge and experience in their professional activities, in benefit to the patient’s safety in a medium-sized hospital located in the countryside of Rio Grande do Sul. As the main objective of this research we propose to describe, understand and analyze, as workers of the nursing staff perceive the relationship between the formal and experiential knowledge in patient care based on care insurance. The research was developed as a qualitative study using semi-structured interview as instrument performed with nursing technicians and nursing assistants· members of the Patient Safety Nucleus (NPS) of the institution. From the tabulation of information was elected four categories of analysis that discourse on formal and experiential knowledge, care, and organization and the workload and continuing education in health concluded that the research subject’s employees use diverse knowledge to compose your work practice by setting a move between formal and experiential knowledge, which we call here the “agreement” and “disagreement”. In each activity to be developed, each procedure to be executed, the nursing professional, in a dynamic manner decides which knowledge will be used and which the best method to relate them. Moreover, nursing professionals identify as positive educational interventions proposed by the institution, believing that they help in the improvement of their working activities related to safe care.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Segurança do paciente
Serviços de saúde - Medidas de segurança
Educação em saúde
Educação em enfermagem
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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