Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1331
Autor(es): Henriques, Guilherme
Título: O marketing sociocultural como ferramenta publicitária na construção da marca : um estudo de caso do banco Itaú.
Data do documento: 2016
Resumo: Este estudo tem como objetivo elencar dentro do universo do marketing tradicional formas inovadoras e pertinentes que satisfazem as necessidades cada vez mais frequentes das empresas de se manterem firmes perante seus consumidores, em um universo globalizado e no qual a competitividade vem adquirindo contornos maiores a cada dia. A partir dessas premissas, o estudo debruçou-se sobre duas vertentes do marketing holístico: os aspectos sociais e culturais tornaram-se ferramentas altamente exploradas no cenário referido. O referencial teórico remete também ao contexto do branding, método de estruturação, gerenciamento e formação de toda e qualquer marca, bem como o brand equity, utilizado para gerenciar, compor a qualidade e acrescentar valor ao significado da marca, a qual também terá suas raízes apresentadas nesta pesquisa. O embasamento teórico traz ainda a capacidade publicitária de se reinventar, através da propaganda institucional, que se relaciona diretamente com as questões socioculturais do marketing. Esta pesquisa contextualiza os projetos de marketing sociocultural adotados pelo Banco Itaú ao longo do tempo, bem como chamadas publicitárias de um período específico, onde a empresa se coloca diante do consumidor como a propulsora de ações que estimulam e beneficiam a sociedade, reforçando com isso sua capacidade de se reinventar ao mesmo tempo em que cativa as pessoas com o poder de suas mensagens. Ao compreender essas ações é possível estabelecer uma linha que une suas razões, com as técnicas vislumbradas no conteúdo deste estudo, ao mesmo tempo em que a apreciação das peças referidas proporciona conhecimento e capacidade de enxergar que as formas de interação e a comunicação contemporânea tendem a ser cada vez mais centradas naquilo que é bom não só para a empresa, mas para a sociedade como um todo.
Resumo em outro idioma: This study aims to list within the universe of traditional marketing innovative and relevant ways that meet the increasingly frequent business needs to stand firm before its consumers in a globalized world and in which competitiveness is acquiring larger contours every day. From these assumptions, the study has looked at two aspects of holistic marketing: social and cultural aspects have become heavily exploited tools in that scenario. The theoretical framework also refers to the branding context, structuring method, management and training of any brand and brand equity, used to manage, compose the quality and add value to the meaning of the brand, which will also have its roots presented in this research. The theoretical framework also brings the advertising ability to reinvent itself, through institutional advertising, which is directly related to the socio-cultural issues of marketing. This research contextualizes the socio-cultural marketing projects adopted by Banco Itaú over time, as well as advertising calls for a specific period, where the company is placed on the consumer as the driving actions that stimulate and benefit society, thereby enhancing its ability to reinvent itself while that captivates people with the power of your messages. By understanding these actions it is possible to establish a line between his reasons, to the technical glimpsed the content of this study, while the appreciation of these parts provides knowledge and ability to see that the forms of interaction and contemporary communication tend to be increasingly focused on what is good not only for the company but for society as a whole.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Publicidade e Propaganda
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Banco Itaú
Marketing social
Marketing cultural
Marketing bancário
Branding (Marketing)
Publicidade
Orientador(es): Guerin, Yhevelin
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme Henriques.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons