Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1333
Autor(es): Cruz, Leda Ligia Alves da
Título: A interpretação de textos literários como inspiração para novos processos de escrita.
Data do documento: 2016
Resumo: Esta dissertação consiste, primeiramente, numa reflexão teórica acerca da leitura, da interpretação e da compreensão de textos literários. Num segundo momento, propõe o estudo de dois contos de autores significativos da literatura brasileira: Machado de Assis e Graciliano Ramos. Esse estudo é precedido de uma pesquisa teórica sobre o conto, no intuito de melhor compreender os textos literários que são objetos da pesquisa. Num terceiro momento, apresenta uma experiência de leitura, compreensão e escrita de textos com um grupo de alunos candidatos a concursos militares e Enem, a partir dos contos já analisados anteriormente. A ideia principal que norteia esse trabalho é de que a leitura de textos ficcionais, com a respectiva mediação de um professor leitor e preparado, pode fornecer subsídios, argumentos e inspiração para a produção de outros textos, criativos ou dissertativos. Busca-se observar, nos textos produzidos pelos alunos, o grau de compreensão e inspiração que a interpretação dos contos oferece à produção escrita, bem como identificar a possibilidade de que se reconheça, pela leitura do texto literário, a narração de mundos, que ora podem ser aprovados, ora deformados pelo leitor, numa nova produção de saberes.
Resumo em outro idioma: Esta disertación consiste, primeramente en una reflexión teórica de la lectura, de la interpretación y de la comprensión de textos literarios. En una segunda instancia, propone el estudio de dos cuentos de autores significativos de la literatura brasileña: Machado de Assis y Graciliano Ramos. Este estudio está precedido de una investigación teórica del cuento, en un intuito de comprender mejor los textos literarios que son el objeto de la investigación. En una tercera instancia, presenta una experiencia de lectura, comprensión y escritura de textos con un grupo de alumnos candidatos a concursos militares y Enem, a partir de los cuentos ya analizados anteriormente. La idea principal que guía este trabajo es de que la lectura de textos ficcionarios con la respectiva mediación de un profesor lector y preparado, puede aportar subsidios, argumentos e inspiración para la producción de otros textos, creativos o disertativos. Se busca observar en los textos producidos por los alumnos, el grado de comprensión e inspiración que la interpretación de los cuentos ofrece a la producción escrita, así como la de identificar la posibilidad de que se reconozca por la lectura del texto literario, la narración de mundos que a veces pueden ser aprobados y otra deformados por el lector, en una nueva producción de saberes.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Assis, Machado de, 1839-1908 - Crítica e interpretação
Ramos, Graciliano, 1892-1953 - Crítica e interpretação
Leitura
Compreensão na leitura
Tradução e interpretação
Contos brasileiros - Interpretação
Escrita
Orientador(es): Gai, Eunice Piazza
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leda Ligia Alves da Cruz.pdf544.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons