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dc.contributor.authorBreunig, Juliana-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDocência na educação infantil : uma trilha complexa entre imagem, vivência e autorreflexão.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMenezes, Ana Luisa Teixeira de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractIn the historical perspective of the teacher training, the subjective and symbolic dimension of the educator is not considered. The thecnical knowledge takes privilege from the self-knowledge. Emphasizing this aspect, this research intends to understand the symbolical proceedings in the preschool teacher education. This articulation between teaching and symbolization is planned such as a complex path from my own live as a student, with the teachers and the relation I had with the pictures, bringing Morin’s complex thoughts, which points out a conception of science that acknowledges the doubt, the diversity and the complexity of the word and the human being. From the archetype of the greek goddesses as a symbolic amplification I present an interpretation associated with autobiographical writings and describe my existence along with the EMEI Linha Santa Cruz’s educators. The adopted methodology is from the perspective of understanding that the field of research of the Jungian method is the integrating the conscious and the unconscious. With this research we can observe that the educators need to consider the symbolic aspects of their own autobiography to a better reflection of the teaching practices. It still emphasizes the importance of “coraçonar” the education and the teacher’s practice from the self-reflective and experimental approach.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação pré-escolarpt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherReflexão (Filosofia)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1335-
dc.date.accessioned2017-01-03T16:15:43Z-
dc.date.available2017-01-03T16:15:43Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNo contexto histórico da formação de professores a dimensão subjetiva e simbólica do educador não é vista nem explorada. Privilegia–se o conhecimento técnico em razão do conhecimento de si. Constatando esta lacuna, esta pesquisa pretende compreender os processos simbólicos na docência de professoras da educação infantil.. Essa articulação, entre docência e simbolização é pensada como uma trilha complexa a partir de minha vivência como aluna, das educadoras e a relação vivida com as imagens, trazendo o pensamento complexo de Morin, o qual destaca uma concepção de ciência que admite a incerteza, a diversidade e a complexidade do mundo e do ser humano. A partir dos arquétipos das deusas gregas como amplificação simbólica apresento uma leitura reflexiva associada às escritas autobiográficas e descrevo as vivências junto às educadoras da Emei Linha Santa Cruz. A metodologia adotada parte da concepção de Penna (2013) do paradigma junguiano que aponta para uma perspectiva simbólica do conhecimento em que o campo de investigação do método junguiano é o símbolo que permite a apreensão e compreensão da realidade psíquica, integrando consciente e inconsciente. Verificou-se com esta pesquisa que as educadoras necessitam adentrar em aspectos simbólicos de suas autobiografias possibilitando uma maior autorreflexão das práticas docentes. Ressalta-se ainda, a importância de coraçonar a educação e as práticas do professor a partir da abordagem autorreflexiva e vivencial.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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