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http://hdl.handle.net/11624/1349
Autor(es): | Steffens, Priscila dos Santos |
Título: | O relações públicas potencializando os eventos culturais a partir do marketing de eventos. |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | A produção de eventos tem crescido no Brasil e no mundo, visto que os eventos atingem a emoção das pessoas, ofertando uma experiência única, e as empresas estão atentas a essa nova onda de relacionamento com o consumidor, onde mais do que vender produtos e serviços, proporcionam vivências. Para isso, buscam ampliar suas ações procurando cada vez mais surpreender o público participante, principalmente se forem eventos na área cultural. Esta presente monografia teve por objetivo principal mostrar as potencialidades do profissional de Relações Públicas na área de eventos culturais, abordando como referencial teórico os conceitos de Relações Públicas, eventos e eventos culturais, Marketing e marketing de eventos. No primeiro capítulo teórico, autores como Maria Cecília Giacaglia (2004), Hélio Afonso Braga de Paiva (2008) e Margarida Maria Krohling Kunsch (2003-2009) se destacaram. Já no segundo capítulo, as obras mais utilizadas foram as de Philip Kotler (1992; 2010), Leonard H. Hoyle (2003); Francisco Paulo de Melo Neto (2003) e João de Simoni Soderini Ferracciù (1997). No terceiro capítulo, a metodologia é apresentada, sendo ela composta de uma entrevista semi-estruturada e uma coleta documental de dados, aplicadas no objeto de estudo Wonderland Music Festival, festival de música eletrônica que ocorre anualmente na cidade de Santa Cruz do Sul e tem como público-alvo jovens que apreciam a música eletrônica. Com a análise feita, foi possível perceber que as dificuldades encontradas no evento estudado descendem da falta de formação e conhecimento teórico-técnico sobre a área, e que o relações públicas forneceria diversas possibilidades de melhora através das ferramentas que utiliza e da preparação que sua graduação possui. |
Resumo em outro idioma: | The production of events have been growing in Brazil and around the world, since the events reach people’s emotions, offering an unique experience, and the companies are aware of the new wave of relationship towards the customer, where more than selling products and services, they provide living. In order to it, the companies spread their actions, increasingly searching for surprising their target audience, mainly in events of the cultural area. This present final paper had as main goal to show the potentialities of the Public Relations professional into the cultural events, addressing as theory reference the concepts of Public Relations, events and cultural events, Marketing and event marketing. In its first theory chapter, authors as Maria Cecília Giacaglia (2004), Hélio Afonso Braga de Paiva (2008) e Margarida Maria Krohling Kunsch (2003-2009) are highlighted. In the second chapter, the most used works were by Philip Kotler (1992; 2010), Leonard H. Hoyle (2003); Francisco Paulo de Melo Neto (2003) e João de Simoni Soderini Ferracciù (1997). In the third chapter the methodology is presented, being composed by a semi-structured interview and a data documental collect, applied on the research object Wonderland Music Festival, electronic music festival which is annually hold in the city of Santa Cruz do Sul e has as its target audience youngsters who appreciate electronic music. With the analysis, it was possible to notice that the difficulties faced by the studied event become from the lack of graduation and knowledge about the area, such things that the public relations would provide plenty of possibilities in the improvement through the tools used and the preparation that the graduation owns. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Curso de Relações Públicas |
Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Assunto: | Relações públicas Promoção de eventos especiais Indústria cultural Marketing |
Orientador(es): | Pereira, Fabiana da Costa |
Aparece nas coleções: | Relações Públicas |
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