Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Juliano Paines-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleLeitura e escrita : os gêneros textuais em circulação entre os alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFlôres, Onici-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThe study “Reading and writing: textual genres circulating among students of Technical Education integrated to High School” made an analysis of the proposals on teaching reading and writing textual genres used by teachers of different disciplines at IFRS – Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, campus located in Bento Gonçalves. Its proposition was based on a preliminary observation of the researcher, teacher of Portuguese Language and Brazilian Literature at the Institution, who noticed a common use of some textual genres in technical disciplines specific for Informatics and Farming area, and also, in disciplines of high school curriculum. Thus, the review, the report and the table of CSS commands, designed for teaching how to build websites, were the genres identified and chosen for the interdisciplinary work. The research prioritized the reflection on teaching work methods and students´ written work, questioning, yet, if the genres in question were suitable to the students´ needs, both at school and in personal and professional life. The research methodology used was supported by didactic activities (lesson plans). Eighty-one (81) students participated of the study, distributed in two groups of the Farming technical course and one group of the Informatics technical course, in which the participants produced a hundred and two (102) reviews, ten (10) reports and six (6) scripts to explain the CSS commands table. Only the productions voluntarily forwarded by the learners integrated the collected material, and from theses ones, there were chosen at random, the productions analyzed in the study – two (2) reviews from the Farming course (discipline of Brazilian Literature), two (2) reports, also from Farming course (discipline of Fruitful Trees) and two (2) scripts, from Informatics course (disciplines of Portuguese Language and Introduction to Programming), totalizing 6 texts. The analysis were based on the ADC – Analysis Critical Discourse – and focused the socio-discursive interaction, the linguistic structures and the compositional structure, which, together, enabled the students to show, discuss, tell, describe, lead to reader and, also, make predictions about their speeches.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEscrita - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherEnsino técnicopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1369-
dc.date.accessioned2017-02-09T13:02:52Z-
dc.date.available2017-02-09T13:02:52Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO estudo "Leitura e Escrita: gêneros textuais em circulação entre os alunos do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio" fez uma análise das propostas de ensino de leitura e escrita dos gêneros textuais trabalhados pelos professores de diferentes disciplinas no IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves. Sua proposição embasou-se em uma observação preliminar do pesquisador, professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da instituição, que constatou o uso comum de alguns gêneros textuais em disciplinas técnicas específicas da área de informática e de agropecuária e, também, em disciplinas do currículo do ensino médio. Assim, a resenha, o relatório e a tabela de comandos CSS, destinada ao ensino da construção de sites na Internet, foram os gêneros identificados e selecionados para trabalho interdisciplinar. A pesquisa priorizou a reflexão sobre a metodologia de trabalho docente e a produção escrita dos alunos, questionando, ainda, se os gêneros em questão se adequavam às necessidades dos alunos, tanto no percurso escolar, quanto na vida pessoal e profissional. A metodologia de pesquisa utilizada apoiou-se em sequências didáticas (planos de aula). Oitenta e um (81) alunos participaram do estudo, distribuídos em duas turmas do curso técnico em Agropecuária e uma turma do curso técnico em Informática, tendo os participantes produzido cento e duas (102) resenhas, dez (10) relatórios e seis (6) roteiros para explicar a tabela de comandos CSS. Apenas as produções encaminhadas voluntariamente pelos discentes integraram o material coletado, e deste foram sorteadas as produções analisadas no estudo - duas (2) resenhas do curso de Agropecuária (disciplina de Literatura Brasileira), dois (2) relatórios, também do curso de Agropecuária (disciplina de Frutíferas) e dois (2) roteiros, do curso de Informática (disciplinas Língua Portuguesa e Introdução à Programação), perfazendo o total de 6 textos. As análises fundamentaram-se na ACD - Análise Crítica do Discurso - e enfocaram a interação sociodiscursiva, as estruturas linguísticas e a estrutura composicional, as quais, em conjunto, possibilitaram que os alunos expusessem, argumentassem, narrassem, descrevessem, orientassem o leitor e, também, fizessem predições a respeito de seus discursos.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliano Paines Martins.pdf437.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons