Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1387
Autor(es): Araújo, Willian Giovani de
Título: Nível de aptidão cardiorrespiratória e estado nutricional de escolares pertencentes à escolas com e sem estrutura física no entorno para a prática de atividades físicas.
Data do documento: 2016
Resumo: Objetivo: O presente estudo objetiva comparar o nível de aptidão cardiorrespiratória e estado nutricional de escolares pertencentes à escolas com e sem estrutura física no entorno para a prática de atividades físicas e esportivas. Métodos: A amostra é composta por 393 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos, de ambos os sexos, da zona urbana de Santa Cruz do Sul-RS. Para a avaliação da frequência de prática de atividade física foi utilizado um questionário. Para avaliação da aptidão cardiorrespiratória, foi aplicado o teste de corrida/caminhada de seis minutos. O estado nutricional do escolar foi avaliado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência da cintura (CC). Resultados: A comparação dos valores médios das variáveis antropométricas e de APCR, demonstra que os níveis de APCR de escolares, tanto do sexo masculino, quanto do feminino, são superiores no ambiente que possui maior quantidade de estruturas esportivas em seu entorno. Quanto à classificação do estado nutricional e dos níveis de APCR, observa-se que a frequência de escolares na zona de risco à saúde, para a APCR, é superior entre os escolares que estudam em escolas com baixa presença de estruturas esportivas no seu entorno, tanto entre os meninos (p=0,015), quanto nas meninas (p=0,006). Conclusões: Conclui-se que escolares, de ambos os sexos, que estudam em escolas com estruturas esportivas em seu entorno, apresentam maiores níveis de APCR, em comparação aos escolares pertencentes às escolas com baixa presença de estruturas esportivas.
Resumo em outro idioma: Objective: This study aims to compare the level of cardiorespiratory fitness and nutritional status of schoolchildren with and without physical structure in the environment for physical and sports activities. Methods: The sample is composed of 393 children and adolescents between the ages of 7 and 17 years, of both sexes, from the urban area of Santa Cruz do Sul, RS. A questionnaire was used to assess the frequency of physical activity. For the evaluation of the cardiorespiratory fitness, the six-minute run / walk test was applied. The nutritional status of the schoolchild was evaluated by Body Mass Index (BMI) and waist circumference (WC). Results: Comparison of the mean values of the anthropometric and APCR variables showed that the APCR levels of schoolchildren, both males and females, are higher in the environment that has more sports structures in their environment. Regarding the classification of nutritional status and APCR levels, it is observed that the frequency of schoolchildren in the health risk zone for the APCR is higher among schoolchildren who study in schools with a low presence of sports structures in their environment, Both among boys (p = 0.015) and girls (p = 0.006). Conclusions: It is concluded that schoolchildren of both sexes, who study in schools with sports structures in their surroundings, present higher levels of APCR compared to schoolchildren belonging to schools with a low presence of sports structures.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Educação Física
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Aptidão física em crianças
Aptidão física em jovens
Obesidade nas crianças
Educação física
Exercícios físicos
Instalações escolares
Orientador(es): Burgos, Miria Suzana
Reuter, Cézane Priscila
Aparece nas coleções:Educação Física - Licenciatura

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