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dc.contributor.authorBringmann, Daniela Rehbein-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO bullying no ambiente escolar : um estudo comparativo entre uma escola estadual e outra particular de Vera Cruz - RS.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMayer, Sandra Mara-
dc.degree.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.description.abstractBullying generates many disorders in the lives of those who suffer this violence, as well as their families. The present descriptive exploratory study aims to verify if there is a difference between the behavior related to bullying between students of a state school and another one in the city of Vera Cruz-RS. The subjects of this study were 169 students of both sexes, being 113 students of the state school and 56 students of the particular one. A questionnaire with 21 questions was applied among students from the 6th to 9th grade to collect information. Statistical analysis of the results was performed in the SPSS 23.0 program. The physical and verbal aggressions were the most evident, and in the private school the percentage of students who have already suffered bullying obtained a higher rate than in the state school. The most cited place where the violence occurs is recreation with the private school having the highest rate of aggression. As for the most cited aggressors, they are roommates, followed by the option of older students. It is concluded from this study that a high rate of students has already suffered some form of violence at school.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAssédio nas escolaspt_BR
dc.subject.otherViolência na escolapt_BR
dc.subject.otherEscolas públicas - Vera Cruz (RS)pt_BR
dc.subject.otherEscolas particulares - Vera Cruz (RS)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1388-
dc.date.accessioned2017-02-22T12:39:56Z-
dc.date.available2017-02-22T12:39:56Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO bullying, gera muitos transtornos na vida de quem sofre esta violência, quanto para seus familiares. O presente estudo descritivo exploratório objetiva verificar se há diferença entre o comportamento relacionado ao bullying entre alunos de uma escola estadual e outra particular no Município de Vera Cruz-RS. Os sujeitos deste estudo foram 169 estudantes de ambos os sexos, sendo 113 alunos da escola estadual e 56 alunos da particular. Foi aplicado um questionário com 21 questões entre alunos do 6º ao 9º ano para a coleta das informações. A análise estatística dos resultados foi realizada no programa SPSS 23.0. As agressões que mais se evidenciaram foram as físicas e as verbais, sendo que na escola particular a porcentagem de alunos que já sofreram bullying obteve um índice mais elevado do que na escola estadual. O local mais citado onde ocorrem as violências foi o recreio tendo novamente a escola particular o maior índice de agressões. Quanto aos agressores mais citados, os mesmos são colegas de sala, seguidos da opção de alunos mais velhos. Conclui-se com este estudo que um índice alto de alunos já sofreu algum tipo de violência na escola.pt_BR
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