Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1396
Autor(es): Goulart, Aramins
Título: Estruturas curriculares das aulas de educação física e programas esportivos : estudo comparativo entre escolas do condado de Berkshire/EUA e as do município de Santa Cruz do Sul/Brasil.
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho tem com objetivo descrever semelhanças e diferenças estruturais das aulas de Educação Física escolar e programas esportivos no município de Santa Cruz do Sul/RS, Brasil e a estrutura encontrada no condado de Berkshire, Massachusetts/EUA. Método: No estudo descritivo exploratório foram realizadas entrevistas com dez instituições de ensino, seis nos EUA e quatro no Brasil, incluindo desde o Elemantary school até o High School no condado de Berkshire e escolas de nível Fundamental e Médio no Município de Santa Cruz do Sul, todas pertencentes à rede pública de ensino. Foram entrevistados profissionais da Educação Física e de equipe diretiva das instituições. Resultados: foi possível identificar uma diferença nas cargas horárias aos quais os alunos são submetidos a aulas de Educação Física, bem como os programas esportivos. Em geral, alunos no Brasil são introduzidos nas aulas de Educação Física com profissional especializado muito mais tarde do que crianças americanas. Uma diferença na avaliação também foi apresentada; os professores americanos utilizam de ferramentas chamadas de Rubrics e checklists, para avaliação de seus alunos; essas ferramentas proporcionam ao professor dados de evolução e desempenho do aluno nas atividades propostas, possibilitando uma melhor análise de cada indivíduo. Provas também são aplicadas para avaliação do conhecimento do aluno. Em Santa Cruz do Sul, a avaliação é mais subjetiva, passível somente da análise do professor no momento da atividade e da análise da evolução diária do aluno, mas sem a utilização de nenhuma ferramenta de avaliação. Provas também são aplicadas, porém variando em cada escola e da abordagem de cada professor. Considerações finais: Foi possível perceber que os sistemas de Educação Física possuem características próprias, em que o professor prima pelo desenvolvimento do aluno em ambos os sistemas, mas se percebe que o sistema brasileiro esbarra na legislação, pois não é obrigatória a Educação Física nas séries inicias com o professor especializado.
Resumo em outro idioma: The present paper has the objective to describe structural similarities and differences of the physical education classes and sport programs in the town of Santa Cruz do Sul/Brazil and the found structure in the Berkshire county, MA. Method: In the exploratory descriptive study were accomplished interviews with ten educational institutes, six of them in USA and another four in Brazil, included since Elementary School to High School in the Berkshire county and School with the correspondent level called by Ensino Fundamental e Ensino Médio in the Town of Santa Cruz do Sul/Brazil, all the institutions are publics. Method: There were interviewed both physical education professionals, staff and principals according the availability and capacity to give the interview in order to provide credibility to the research. Results: it was possible to identify a difference between how many hour of P.E the students have and either way the sport programs. In the general way, Brazilians students are introduced late than Americans in P.E classes with a specialized teachers. A difference between assessments of those systems had been shown. Considerations: It was possible identify that these two different systems has their own characteristics, the goal in both are the development of the pupil, but the Brazilian one has a barrier in the law, due to the physical education with a specialized teacher is not a mandatory until the 6º grade. The way to evaluate in USA had shown an important point, once there are used many kinds of tools of assessments, and not just the view and memory of the teacher.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Educação Física
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Educação física
Esportes escolares
Educação física (Ensino fundamental)
Educação física (Ensino médio)
Educação física - Massachusetts (Estados Unidos)
Educação física - Santa Cruz do Sul (RS)
Esportes escolares - Massachusetts (Estados Unidos)
Esportes escolares - Santa Cruz do Sul (RS)
Educação física (Ensino fundamental) - Massachusetts (Estados Unidos)
Educação física (Ensino fundamental) - Santa Cruz do Sul (RS)
Educação física (Ensino médio) - Massachusetts (Estados Unidos)
Educação física (Ensino médio) - Santa Cruz do Sul (RS)
Orientador(es): Burgos, Miria Suzana
Aparece nas coleções:Educação Física - Licenciatura

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