Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1399
Autor(es): | Machado, Elaine Pereira |
Título: | Motivos que levam os alunos do ensino fundamental a participar das aulas de educação física. |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | Este estudo transversal objetivou verificar se existe diferença nos motivos de participação dos alunos do Ensino Fundamental de ambos os sexos para participar das aulas de Educação Física. A amostra foi composta por 51 alunos de ambos os sexos, com idades entre 11 e 17 anos. Para tanto, utilizou-se um questionário semi estruturado que consta de 22 questões fechadas e 2 abertas denominado ?Análise de Satisfação em Educação Física?. Os resultados indicam que a Educação Física e as Ciências, independentemente do sexo, são as disciplinas mais valorizadas, enquanto as menos valorizadas, entre os meninos, são inglês e matemática, e entre as meninas o inglês, a matemática e o alemão. Tanto os alunos do sexo masculino, quanto feminino, consideram a Educação Física muito importante. Observou-se também que os conteúdos da disciplina mais valorizados para os meninos são aqueles relacionados aos jogos e desportos, e entre as meninas a condição física e a saúde. |
Resumo em outro idioma: | This cross-sectional study aimed to verify if there is a difference in the participation motives of Elementary School students of both sexes to participate in Physical Education classes. The sample consisted of 51 students of both sexes, aged between 11 and 17 years. For this purpose, a semi-structured questionnaire was used, consisting of 22 closed questions and 2 open questions called "Satisfaction Analysis in Physical Education". The results suggest that physical education and science, regardless of sex, are the most valued disciplines, while the least valued among boys are English and mathematics, and among girls, English, mathematics and German. Both male and female students consider Physical Education very important. It was also observed that the contents of the discipline most valued for boys are those related to games and sports, and among girls physical condition and health. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Curso de Educação Física |
Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Assunto: | Educação física (Ensino fundamental) Motivação (Psicologia) Motivação na educação |
Orientador(es): | Weis, Gilmar |
Aparece nas coleções: | Educação Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elaine P Machado.pdf | 811.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons