Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1403
Autor(es): Ropke, Cristine
Título: Bullying, agressores e vítimas escolares : uma comparação entre escolas da rede estadual e municipal de Paraíso do Sul - RS.
Data do documento: 2016
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar e comparar o perfil de comportamento agressivo dos alunos que frequentam uma escola municipal e uma estadual no município de Paraíso do Sul - RS. São sujeitos do estudo descritivo-exploratório, 136 alunos de 6ª à 9ª ano. Foi aplicado um questionário para identificar casos de comportamento agressivo em escolares. Este estudo constatou que 52,2% dos alunos já foram agredidos alguma vez na escola, principalmente entre os meninos (56,2%). Entre as meninas, 47,6% já sofreram algum tipo de agressão. Os dados mostram que quase todos os alunos já sofreram algum tipo de agressão, sendo que para meninos, o tipo de agressão que mais ocorre é "não falaram comigo" (17,8%). Para as meninas, a agressão que acontece com mais frequência é "não falaram comigo" (22,2%). Este estudo mostra que os locais onde ocorrem as agressões, para os meninos, (24,7%) Na sala de aula, e para as meninas, com (27,0%) nos corredores e escadas. Se tratando do sexo dos agressores, pode-se verificar que os meninos confirmam que (23,3%) dos agressores são meninos e meninas, e as meninas relatam que (28,6%) dos agressores são meninos. A maioria de ambos os sexos responderam que ninguém os agrediu (26,5%). Em se tratando da comparação entre a escola estadual e municipal, observa-se uma porcentagem elevada de escolares que já foram agredidos alguma vez na escola (52,2%), principalmente na escola municipal (52,9%). Quando questionados se "em tua casa falaram por teres agredido alguém?" na escola estadual (33,8%) os pais falaram, e na escola municipal a maioria das respostas fica dividida entre "sim, falaram" e "não falaram" (26,5%). Quando foram questionados em relação a como foram agredidos, na escola estadual a maioria dos alunos respondeu que ninguém se meteu com eles (20,6%), na escola municipal a maioria das respostas foi "me fizeram outras coisas" (22,1%). Analisando os resultados deste estudo, pode-se concluir que os casos de violência são muito presente tanto a escola estadual quanto a municipal. A violência está cada vez mais frequente, devido à falta de diálogo entre pais, alunos, professores e direção sobre o tema bullying. A escola deve ser considerada uma transmissora de valores e conhecimento, que levaremos por toda a vida, para impedirmos a o ciclo do bullying no contexto escolar, as iniciativas na área devem buscar responder aos desafios impostos e superar esse problema. Torna-se importante associar diversos fatores sociais e vários setores da sociedade no sentido de instalar políticas públicas que procurem estimular valores e atitudes de paz e convivência saudável. Esse fenômeno precisa ser combatido, mas para isso é necessário que toda a comunidade escolar caminhe junto, onde todos os indivíduos sejam respeitados.
Resumo em outro idioma: This study aims to identify and compare the aggressive profile of students attending a public school and a state in the municipality of Paraíso do Sul - RS. Are subjects of descriptive exploratory study, 136 students from 6th to 9th year. A questionnaire was used to identify cases of aggressive behavior in school. This study found that 52.2% of students have been assaulted at least once in school, particularly among boys (56.2%). Among girls, 47.6% had experienced some form of aggression. The data show that almost all students have suffered some kind of aggression, and for boys, the kind of aggression that occurs more is "not talk to me" (17.8%). For girls, the aggression that happens more often is "not talk to me" (22.2%). This study shows that the places where the attacks occur, for boys (24.7%) In the classroom, and for girls, with (27.0%) in the hallways and stairs. However, most of the answers is to "nobody beat me" (26.5%). The case of sex offenders, can be seen that the children confirm that (23.3%) of offenders are boys and girls, and the girls report that (28.6%) of offenders are boys. Most men and women responded that no one beat them (26.5%). In terms of comparison between state and municipal school, there is a high percentage of students who have been assaulted at least once in school (52.2%), mainly in the municipal school (52.9%). When asked if "in your house spoken for having assaulted someone?" On state school (33.8%) parents spoke, and municipal school most of the answers is divided between "yes, talked" and "did not speak" (26 , 5%). When they were questioned about how they were beaten in the state school most students responded that no one messed with them (20.6%), in the municipal school most of the answers was "made me other things" (22.1% ). About where the attacks occur, (29.4%) of the state school, said that "no one beat me," and state school, most of the answers were "no one beat me" (23.5%). When asked who beat them in the state school most of the answers is "no one beat me" (29.4%). In public school responses are divided with the same percentage (23.5%) to "no one attacked me" and "a boy". Analyzing the results of this study, it can be concluded that cases of violence are very present both state school and municipal. The violence is increasingly common due to the lack of dialogue between parents, students, teachers and guidance on the subject of bullying. The school should be considered a transmitting values and knowledge, which will take throughout life, we prevent the bullying cycle in the school context, initiatives in the area should seek to respond to the challenges and overcome this problem. It is important to involve various social factors and various sectors of society to install public policies that seek to foster values and attitudes of peace and healthy living.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Educação Física
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Violência nas crianças
Agressividade nas crianças (Psicologia)
Violência na escola - Paraíso do Sul (RS)
Assédio nas escolas - Paraíso do Sul (RS)
Disciplina escolar - Paraíso do Sul (RS)
Orientador(es): Burgos, Miria Suzana
Mayer, Sandra Mara
Aparece nas coleções:Educação Física - Licenciatura

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