Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1406
Autor(es): Kist, Denise Andréa
Título: Comportamento ativo e passivo das crianças do ensino fundamental anos iniciais da escola municipal de ensino fundamental Dona Leopoldina : Santa Cruz do Sul, RS.
Data do documento: 2016
Resumo: Este estudo descritivo-exploratório tem como objetivo verificar se as crianças do ensino fundamental dos anos iniciais apresentam um comportamento mais passivo ou ativo dentro e fora do ambiente escolar. Foram sujeitos deste estudo 59 crianças (24 do sexo masculino e 35 do sexo feminino), com idades entre 6 à 11 anos de uma escola municipal de ensino fundamental de Santa Cruz do Sul, RS. Para a coleta de dados os escolares responderam um questionário para avaliar a atividade física e comportamento passivo e ativo em pré-escolares de 1º ao 4º ano. Os resultados mostram que as meninas se envolvem mais em atividades passivas se comparados aos meninos fora do ambiente escolar. As atividades de tela são as preferidas entre os alunos com ligeiro predomínio das meninas. O hábito da leitura igualmente é mais comum entre as meninas. Nas atividades ativas, os resultados mostram que, jogar bola aparece entre aquela que é mais comum independentemente do sexo. Os meninos brincam mais sozinhos e dançam mais se comparados as meninas. Enquanto as meninas tem maior preferência por andar de bicicleta, jogar com amigas, vizinhos e jogar com bola. Nas atividades ativas (lúdico desportivas) dentro da escola a maioria das crianças de ambos os sexos não tem participado de nenhuma modalidade. O meio dos alunos se deslocarem para a escola de forma ativa é a pé ou de bicicleta. Os resultados mostram ainda que o ônibus é o meio de transporte mais utilizado pelos alunos e alunas.
Resumo em outro idioma: This descriptive exploratory study aims to determine whether the elementary school children in the early years have a more passive or active behavior inside and outside the school environment. Study participants were 59 children (24 male and 35 female), aged 6 to 11 years a fundamental teaching public school in Santa Cruz do Sul, RS. To collect school data a questionnaire to assess physical activity and active and passive behavior in preschool children from 1st to 4th year. The results show that girls engage more in passive activities compared to boys outside the school environment. The screen activities are preferred among students with a slight predominance of girls. The habit of reading is also more common among girls. In active activities, the results show that, play ball appears between that which is common regardless of gender. The boys play more alone and the girls dance more compared. While the girls have greater preference for biking, playing with friends, neighbors and play with ball. The active activities (sports recreational) within the school most children of both sexes has not participated in any mode. The medium of students moving to the school actively is on foot or by bike. The results also show that the bus is the means of transport most used by male and female students.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Educação Física
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Aptidão física em crianças - Santa Cruz do Sul (RS)
Ensino fundamental - Santa Cruz do Sul (RS)
Obesidade nas crianças - Santa Cruz do Sul (RS)
Educação física - Santa Cruz do Sul (RS)
Exercícios físicos - Santa Cruz do Sul (RS)
Instalações escolares - Santa Cruz do Sul (RS)
Atividade motora
Estilo de vida sedentário
Orientador(es): Weis, Gilmar
Aparece nas coleções:Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Denise Andréa Kist.pdf426.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons