Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1411
Autor(es): Batista, Naluã Paranhos da Silva
Título: Agressividade na escola : um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elemar Guilherme Kröth do município de Vera Cruz - RS.
Data do documento: 2016
Resumo: O presente estudo descritivo exploratório tem por objetivo verificar se ocorre um comportamento relacionado ao bullying em escolares dos 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental de uma escola de ensino fundamental do município de Vera Cruz - RS. Os sujeitos desta pesquisa são 132 alunos, sendo 72 do sexo masculino e 60 do sexo feminino, com a faixa etária de 11 a 17 anos. Para a coleta de dados, foi utilizada uma pesquisa individual, através de um questionário. A análise estatística dos resultados foi realizada no programa SPSS v. 20.0. Os resultados apontam que é elevado o percentual de escolares que já sofreram alguma agressão (31,8%). A principal forma de agressão foi à agressão verbal e física (8,3%). O recreio (16,7%) e a sala de aula (7,6%) são os locais onde mais ocorrem as agressões. Com relação ao agressor, 9,8% relataram ser do mesmo ano, mas de outra turma e sobre quem eram os agressores, verificou-se uma diferença significativa entre os sexos, sendo um menino (7,6%) o responsável pela agressão entre o sexo masculino e uma menina (6,1%) entre o sexo feminino. Através deste estudo, pode-se constatar que a maioria dos sujeitos entrevistados não sofreu qualquer tipo de agressão; porém, houve relatos de agressão na escola e é necessário que haja uma maior atenção e compreensão do assunto bullying, tanto por professores, pais e sociedade em geral.
Resumo em outro idioma: Este estudio descriptivo y exploratorio tiene como objetivo verificar si hay un comportamiento relacionado con el acoso en la escuela del sexto, séptimo, octavo y noveno grado de educación básica en una escuela de en la ciudad de Vera Cruz - RS. Los temas son 132 estudiantes, con 72 varones y 60 mujeres, con el grupo de edad 11-17 años. Para la recolección de datos, se utilizó una investigación individual, a través de un cuestionario (Olweus, 1993), adaptada por Mayer (2000). Se realizó el análisis estadístico con SPSS programa v. 20.0. Los resultados muestran que hay un alto porcentaje de los estudiantes que ya han sufrido alguna agresión (31,8%).La principal forma de asalto fue la agresión verbal y física (8,3%). La recreación (16,7%) y la clase (7,6%) responsable de la agresión entre son donde se producen la mayoría de los asaltos. En cuanto al agresor, 9,8% reportó estar en la misma del ano, pero en otra clase y quiénes son los atacantes había una diferencia significativas de género, es un muchacho (7,6%) o responsable de la agresión género hombres una chica (6,1%) entre las mujeres . A través de este estudio, se puede observar que la mayoría de los entrevistados no sufrió ningún tipo de agresión; sin embargo, hubo informes de agresión en la escuela y es necesario que haya mayor atención y comprensión del tema intimidación ya sea por los profesores, los padres y la sociedad en general.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Educação Física
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Violência nas crianças
Agressividade nas crianças (Psicologia)
Violência na escola - Vera Cruz (RS)
Assédio nas escolas - Vera Cruz (RS)
Disciplina escolar - Vera Cruz (RS)
Orientador(es): Burgos, Miria Suzana
Mayer, Sandra Mara
Aparece nas coleções:Educação Física - Licenciatura

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