Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Vanessa Graciele de-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCondutas agressivas de bullying no contexto escolar : uma pesquisa comparativa realizada em duas escolas no município de Vale do Sol - RS.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorBurgos, Miria Suzana-
dc.contributor.advisorMayer, Sandra Mara-
dc.degree.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.description.abstractNowadays, issues related to violence are increasingly in evidence, and the school environment the ideal place to discuss this. In this sense, the present study aims to determine whether there is a difference between behavior related to bullying among students of a state school and other city in the City of Sun-RS Valley. The subjects were 230 students of both genders, 118 students of the state school and 112 students in the city. To collect the information, we used a questionnaire with 21 questions. The statistical analysis was performed using SPSS 20.0 program. In the results, a rate considered high students who have suffered some type of aggression in schools has been identified. Regarding the conduct of the pupils of the two schools, it is very similar in almost every issue, and the public school obtained results a little more frequent in relation to these abuses. Verbal attacks are the most frequently mentioned by students of the two schools, and the most frequently mentioned perpetrators are older students, followed by the option of classmates. It was concluded that the relationship of conduct for students from both schools is very similar in almost every issue, but the public school got a little more frequently results in relation to these abuses.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherViolência nas criançaspt_BR
dc.subject.otherAgressividade nas crianças (Psicologia)pt_BR
dc.subject.otherViolência na escola - Vale do Sol (RS)pt_BR
dc.subject.otherAssédio nas escolas - Vale do Sol (RS)pt_BR
dc.subject.otherDisciplina escolar - Vale do Sol (RS)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1412-
dc.date.accessioned2017-02-23T18:39:31Z-
dc.date.available2017-02-23T18:39:31Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNos dias atuais, assuntos relacionados à violência estão cada vez mais em evidência, sendo o ambiente escolar o lugar ideal para se debater este assunto. Neste sentido, o presente estudo objetiva verificar se há diferença entre o comportamento relacionado ao bullying entre alunos de uma escola estadual e outra municipal no Município de Vale do Sol-RS. Os sujeitos desta pesquisa foram 230 estudantes de ambos os sexos, sendo 118 alunos da escola estadual e 112 alunos da municipal. Para a coleta das informações, foi empregado um questionário com 21 questões. A análise estatística dos resultados foi realizada no programa SPSS 20.0. Nos resultados, foi identificado um índice considerado alto de alunos que já sofreram algum tipo de agressão nas escolas. Em relação à conduta dos alunos das duas escolas, o mesmo é muito semelhante em quase todas as questões, sendo que a escola municipal obteve resultados um pouco mais frequentes em relação às agressões sofridas. As agressões verbais são as mais citadas pelos estudantes das duas escolas, e os agressores mais citados são alunos mais velhos, seguidos da opção dos colegas de sala. Conclui-se que a relação de conduta dos alunos de ambas as escolas é muito semelhante em quase todas as questões, porém a escola municipal obteve resultados um pouco mais frequentes em relação às agressões sofridas.pt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Oliveira.pdf748.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons