Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1412
Autor(es): Oliveira, Vanessa Graciele de
Título: Condutas agressivas de bullying no contexto escolar : uma pesquisa comparativa realizada em duas escolas no município de Vale do Sol - RS.
Data do documento: 2016
Resumo: Nos dias atuais, assuntos relacionados à violência estão cada vez mais em evidência, sendo o ambiente escolar o lugar ideal para se debater este assunto. Neste sentido, o presente estudo objetiva verificar se há diferença entre o comportamento relacionado ao bullying entre alunos de uma escola estadual e outra municipal no Município de Vale do Sol-RS. Os sujeitos desta pesquisa foram 230 estudantes de ambos os sexos, sendo 118 alunos da escola estadual e 112 alunos da municipal. Para a coleta das informações, foi empregado um questionário com 21 questões. A análise estatística dos resultados foi realizada no programa SPSS 20.0. Nos resultados, foi identificado um índice considerado alto de alunos que já sofreram algum tipo de agressão nas escolas. Em relação à conduta dos alunos das duas escolas, o mesmo é muito semelhante em quase todas as questões, sendo que a escola municipal obteve resultados um pouco mais frequentes em relação às agressões sofridas. As agressões verbais são as mais citadas pelos estudantes das duas escolas, e os agressores mais citados são alunos mais velhos, seguidos da opção dos colegas de sala. Conclui-se que a relação de conduta dos alunos de ambas as escolas é muito semelhante em quase todas as questões, porém a escola municipal obteve resultados um pouco mais frequentes em relação às agressões sofridas.
Resumo em outro idioma: Nowadays, issues related to violence are increasingly in evidence, and the school environment the ideal place to discuss this. In this sense, the present study aims to determine whether there is a difference between behavior related to bullying among students of a state school and other city in the City of Sun-RS Valley. The subjects were 230 students of both genders, 118 students of the state school and 112 students in the city. To collect the information, we used a questionnaire with 21 questions. The statistical analysis was performed using SPSS 20.0 program. In the results, a rate considered high students who have suffered some type of aggression in schools has been identified. Regarding the conduct of the pupils of the two schools, it is very similar in almost every issue, and the public school obtained results a little more frequent in relation to these abuses. Verbal attacks are the most frequently mentioned by students of the two schools, and the most frequently mentioned perpetrators are older students, followed by the option of classmates. It was concluded that the relationship of conduct for students from both schools is very similar in almost every issue, but the public school got a little more frequently results in relation to these abuses.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Educação Física
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Violência nas crianças
Agressividade nas crianças (Psicologia)
Violência na escola - Vale do Sol (RS)
Assédio nas escolas - Vale do Sol (RS)
Disciplina escolar - Vale do Sol (RS)
Orientador(es): Burgos, Miria Suzana
Mayer, Sandra Mara
Aparece nas coleções:Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Oliveira.pdf748.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons