Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1426
Autor(es): Andrade, Indaiara Letícia de
Título: A diplomacia corporativa das empresas multinacionais e sua relação com a dimensão sociedade no modelo de Sarfati (2007) : um estudo de caso da BP na Indonésia e Monsanto no Brasil.
Data do documento: 2016
Resumo: O modelo de Diplomacia Corporativa de Sarfati (2007) traz diversos conceitos para a compreensão do tema, os quais vem a ser relevantes para a atuação das Empresas Multinacionais, uma vez que estas possuem condicionantes externos importantes para a condução de seus negócios. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi identificar as ações de Diplomacia Corporativa de duas Empresas Multinacionais, BP e Monsanto, para assim, responder o problema de pesquisa, que questiona como acontece a atuação da Diplomacia Corporativa quando se trata da atuação das empresas BP Indonésia e Monsanto Brasil, perante a Dimensão Sociedade descrita no modelo de Sarfati (2007). Torna-se relevante, em um primeiro momento, discutir os conceitos da obra de Sarfati (2007) com o dos demais autores, em uma tentativa de compreender a importância do exercício da Diplomacia Corporativa, bem como do profissional desta área. Considera-se que as empresas BP e Monsanto, devido a seus ramos de atuação, possuem forte influência perante a Dimensão Sociedade, portanto, destacam-se as atividades, estrutura e ações de Diplomacia Corporativa de ambas, bem como a relação dessas empresas em cada dimensão da Política Externa Corporativa. A fim de entender a importância das ações executadas por meio da Diplomacia Corporativa voltada à relação com a Dimensão Sociedade, faz-se um estudo de caso da BP na Indonésia e da Monsanto no Brasil, a pesquisa se fundamenta na análise bibliográfica e documental, e utiliza-se do método analítico. A partir disso, é possível constatar que ambas as empresas utilizam abordagens diplomáticas voltadas à Dimensão Sociedade, sobretudo em relação ao discurso de responsabilidade social e ambiental. No caso da BP na Indonésia, a Diplomacia Corporativa acontece através de uma abordagem para o desenvolvimento sustentável da região, e é executada por meio de projetos destinados à saúde, educação e meio ambiente. Quando se trata da empresa Monsanto no Brasil, percebe-se que o discurso utilizado é o de insegurança alimentar e continuidade das práticas agrícolas, a diplomacia ocorre a partir da execução de projetos sociais e ambientais voltados para a cultura, educação e práticas socioambientais.
Resumo em outro idioma: The Corporate Diplomacy’s model of Sarfati (2007) approaches several concepts to the comprehension of the subject, which are relevant to the performance of Multinational Companies, since these have important external conditions to conduct of their business. Focusing on it, the objective of this research was to identify the Corporate Diplomacy actions of two Multinational Companies, BP and Monsanto, in this way, to answer the research problem, that questions how works Corporate Diplomacy actuation when it comes to the performance of BP Indonesia and Monsanto Brasil facing Society Dimension described in Sarfati’s model (2007). At, first, it is important to discuss the concepts of Sarfati's composition (2007) with other authors’ concepts, in an attempt to understand the importance of exercising Corporate Diplomacy, as well as the notability of the professional of this area. BP and Monsanto, due to their fields of activity, are considered to have a strong influence on the Society Dimension, therefore, the activities, structure and actions of Corporate Diplomacy of both are featured, as well as the relationship of these companies in each dimension of the Corporate External Policy. In order to understand the importance of actions carried out through Corporate Diplomacy focused on the relationship with the Society Dimension, a case study of BP in Indonesia and Monsanto in Brazil is carried out, the research is based on the bibliographical and documentary analysis, along with the analytical method. From this, it can be seen that both companies use diplomatic approaches to the Society Dimension, especially in relation to the discourse of social and environmental responsibility. In the case of BP in Indonesia, Corporate Diplomacy is developed through an approach to reach sustainable development in the region, and it is implemented through projects for health, education and environment. When it comes to Monsanto in Brazil, it is notable that the discourse used is food insecurity and continuity of agricultural practices, diplomacy occurs from the execution of social and environmental projects geared to culture, education and socio-environmental practices.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Relações Internacionais
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Empresas multinacionais
Relações internacionais
Diplomacia
Orientador(es): Souza, Bruno Mendelski de
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