Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1465
Autor(es): Carneiro, Fernanda Alves
Título: Homossexualidade e a form(a)ção acadêmica em Psicologia.
Data do documento: 2016
Protocolo CEP: 1.625.402
Resumo: As discussões em torno da temática, há tempos, são tidas de maneira conflitiva, existindo um embate entre aqueles a favor e contra a homossexualidade ou a diversidade sexual. Em meio à discussão está a psicologia, que também protagoniza, enquanto ciência e profissão, discursos que vão dizer da homossexualidade. Objetivo: o presente trabalho pretende discutir de que maneira essa formação acadêmica contempla aos alunos a oportunidade de se refletir de maneira aprofundada sobre a temática da homossexualidade. Metodologia: a pesquisa é do tipo qualitativa de inspiração cartográfica enquanto instrumento, um grupo focal foi realizado com alunos matriculados nos últimos dois anos do curso de graduação de psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Resultados e discussão: foram retratadas aqui a construção do discurso do conselho federal de psicologia e a caracterização da resolução nº001/99. O curso de psicologia por sua vez, não prevê formalmente um espaço para discussão da homossexualidade em sala de aula. O relato (silencioso) dos estudantes do curso identifica a ausência de uma exploração democrática e ampliada da temática da homossexualidade. A pesquisa discute a possibilidade de abrir a temática da homossexualidade em sala de aula, visando a construção coletiva do que a homossexualidade representa e representou para a ciência da psicologia.
Resumo em outro idioma: Discussions surrounding the topic on homosexuality have been held in a conflictive way, there are clashes between those for and against homosexuality or sexual diversity. In the midst of the discussion psychology stands, as a science and profession, that discusses and speaks upon homosexuality. Objective:The present work intends to discuss the way academic formation contemplate students with the opportunity to reflect in depth on the subject of homosexuality. Methodology: This is a qualitive study that takes on social cartographic as inspiration. A focal group was executed, with students enrolled in the last two years of the undergraduate psychology course at the University of Santa Cruz do Sul.Results and discussion: characterization of the resolution nº001 / 99 and discourse of the Psychology Federal Council. The psychology course does not formally make place for discussions on homosexuality to take its course in the classroom. The (silent) word of psychology students identify for the lack of a democratic and expanded exploitation of on homosexuality. Final Considerations: The research discusses the possibility of opening up debates of the theme in the classroom, aiming at the collective construction of what homosexuality represents and has represented for psychology as a science.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Conselho Federal de Psicologia (Brasil)
Homossexualismo
Psicólogos - Formação
Estudantes de psicologia
Orientador(es): Romanini, Moises
Aparece nas coleções:Psicologia

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