Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1507
Autor(es): Landim, Márcia Regina Melchior
Título: Compreensão leitora : possibilidades de avaliação ao término do ciclo de alfabetização.
Data do documento: 2017
Resumo: Investigar o nível de leitura e de compreensão textual alcançado por sujeitos ao final do ciclo de alfabetização foi a proposta desta pesquisa. Por meio de nove instrumentos de coleta de dados, traçou-se o perfil e mapearam-se as principais dificuldades apresentadas por estudantes do 3º ano, de uma escola pública, da rede municipal, de Santa Cruz do Sul. Os testes verificaram o nível de leitura, segundo as matrizes de referência da Provinha Brasil, o nível de decodificação e o de consciência fonológica, para verificar de que maneira as habilidades linguísticas são mobilizadas no uso das estratégias de leitura e identificar as principais dificuldades dos alunos em relação à compreensão leitora e à capacidade de produzir inferências. Investigaram-se questões pertinentes a informações implícitas imbricadas no ato da leitura, como conhecimento do princípio alfabético, capacidade de decodificação, consciência dos sons da língua e capacidade de manipulação desses sons, fluência leitora, tempo de processamento cerebral para a execução de uma tarefa de leitura e sua relação com a compreensão, capacidade de antecipar informações, fazer inferências, identificar pistas textuais e selecionar aquelas que são úteis para a compreensão, considerando a veracidade, ou não, das previsões e inferências feitas no decorrer da leitura. Os resultados indicam que grande parte dos sujeitos, ao término do ciclo de alfabetização, não consegue produzir inferências, nem domina habilidades metalinguísticas e/ou metacognitiva, não alcançando a compreensão daquilo que lê. Tanto a elaboração dos testes como a posterior análise desses, teve como suporte uma vasta pesquisa bibliográfica, ancorada em Dehaene (2012), Morais (1996; 2013), Navas et al (2009), Seabra e Capovilla (2010), Siqueira (2006), Coscareli (1999; 2005), Pöppel (1987; 1991), Flôres (2014; 2016), Dell?isola (2011), Smith (1991), Kintsch e Rawson (2013), Marcuschi (2008; 2015), entre outros. A pesquisa aponta alguns possíveis caminhos para o ensino da leitura, na medida em que sinaliza onde se situam as principais dificuldades dos estudantes. Traz importantes contribuições para professores e pesquisadores da educação, preocupados com o ensino e a aprendizagem da leitura.
Resumo em outro idioma: To investigate the level of reading and textual comprehension reached by subjects at the end of the literacy cycle was the proposal of this research. Through the use of nine data collection instruments, the profile was mapped and the main difficulties presented by 3rd year students from a public school in the municipal network of Santa Cruz do Sul were mapped. The tests verified the level of reading, according to the reference matrices of Provinha Brasil, the level of decoding and the level of phonological awareness, to verify how linguistic abilities are mobilized in the use of reading strategies and to identify the main difficulties of the students in relation to the reading comprehension and to the ability to produce inferences. Matters related to implicit informations imbricated in the act of reading were investigated, such as knowledge of the alphabetic principle, ability to decode, awareness of the sounds of the language and ability to manipulate these sounds, reading fluency, brain processing time to perform a task of reading and its relation with comprehension, ability to anticipate information, make inferences, identify textual clues and select those that are useful for understanding, considering the veracity or not of the predictions and inferences made during the reading. The results indicate that most of the subjects, at the end of the literacy cycle, can not produce inferences, nor do they master metallinguistic and / or metacognitive abilities, not reaching an understanding of what they read. Both the elaboration of the tests and the subsequent analysis of these, were supported by a large bibliographical research, anchored in Dehaene (2012), Morais (1996; 2013), Navas et al (2009), Seabra and Capovilla (2010), Siqueira (2006), Coscareli (1999, 2005), Pöppel (1987, 1991), Flôres (2014, 2016), Dell’isola (2011), Smith (1991), Kintsch and Rawson (2013), Marcuschi (2008; 2015), among others. The research points out some possible paths to the teaching of reading, in that it indicates where the main difficulties of the students are located. It brings important contributions to teachers and researchers in education, who are concerned with teaching and learning to read.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Compreensão na leitura
Alfabetização
Leitura - Desenvolvimento
Aprendizagem
Orientador(es): Flôres, Onici
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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