Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1510
Autor(es): Oliveira, Vanessa Costa de
Título: Desenvolvimento e jornalismo : a estratégia produtiva da agência pública na perspectiva da informação como fator de expansão das liberdades.
Data do documento: 2017
Resumo: Essa dissertação objetiva compreender a estratégia produtiva da Agência Pública na perspectiva da informação como fator para o desenvolvimento. Entende-se o desenvolvimento como a garantia de cinco liberdades instrumentais, como sugere Amartya Sen (2010): liberdades políticas, oportunidades sociais, facilidades econômicas, garantias de transparência e segurança protetora. Para o autor, diversas instituições na sociedade devem trabalhar para garantir essas liberdades, entre elas a mídia, que o faz por meio da informação que apura e leva até seu público. O jornalismo praticado pela mídia hegemônica, concentrada em conglomerados de comunicação no Brasil e no mundo, por sua vez, possui amarras políticas e econômicas com anunciantes, o que interfere diretamente no conteúdo que produz e que, consequentemente, forma a opinião pública. Ao longo do último século, a partir de acontecimentos históricos e culturais, surgiram iniciativas jornalísticas que se colocavam como alternativa a esse modelo. Nessa esteira, surge em 2011 a Agência Pública, que diz fazer um jornalismo de interesse público e que possibilita o debate democrático. A partir dessas compreensões se propôs como problemática para essa pesquisa a questão: qual é a estratégia produtiva da Agência Pública na perspectiva da informação como fator para o desenvolvimento? Para responder a essa pergunta e atingir os objetivos específicos estabelecidos se fez uso de um protocolo teórico-metodológico proposto por Richard Johnson (2010), o circuito da cultura, relacionado aos estudos culturais. Compreende-se aqui o jornalismo como um produto cultural. O circuito da cultura compreende o processo de produção cultural em quatro momentos interligados: produção, textos, leituras e relações sociais/culturas vividas. Como recorte metodológico, esse estudo se deteve em três momentos, mas sem deixar de observar os demais, uma vez que circuito entende que um momento reflete no outro e, portanto, não possui um início e um fim. A estratégia produtiva da Pública foi analisada por meio da reportagem Sob a fumaça, a dependência - que abordou a produção de tabaco no sul do Brasil - e pela observação sistemática das demais reportagens publicadas no site da agência em 2015 e 2016. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas feitas com profissionais envolvidos no processo de produção da reportagem da Pública, pesquisa bibliográfica, e análise documental. A pesquisa verificou que a estratégia produtiva da Pública se diferencia dos veículos hegemônicos no momento produção do circuito, mais especificamente por suas condições de produção, como o fato de não possuir anunciantes, de investigar somente o tema dos direitos humanos e por dar espaço às fontes individuais e menos oficiosas em detrimento das oficiais, o que reflete em uma angulação mais crítica na reportagem. Essas condições de produção, por sua vez, se refletem no momento textos, em que se observa na reportagem selecionada o resultado dessas características. Por fim, observou-se que a estratégia produtiva permite a expansão das cinco liberdades instrumentais apontadas por Sen e, consequentemente, contribui para o processo de desenvolvimento por meio de uma informação que prioriza o que é de interesse público e de um jornalismo comprometido com sua função social.
Resumo em outro idioma: This study aims to understand the productive strategy of Agência Pública in the perspective of information as a factor for development. Development is understood as the guarantee of five instrumental freedoms, as Amartya Sen (2010) suggests: political freedoms, social opportunities, economic facilities, guarantees of transparency and protective security. According to the author, several institutions in society must work to guarantee these freedoms, among them the media, which does it through the information that clears and leads to its public. Journalism practiced by the hegemonic media, concentrated in communication conglomerates in Brazil and in the world, in turn, has political and economic ties with advertisers, which directly interferes with the content that it produces and, consequently, forms public opinion. Throughout the last century, from historical and cultural events, appeared journalistic initiatives that were placed as an alternative to this model. In this wake, appears in 2011 the Agência Pública, which says to make a journalism of public interest and that makes possible the democratic debate. Based on these understandings, the question was posed as a problem for this research: what is the productive strategy of the Agência Pública from the perspective of information as a factor for development? In order to answer this question and to reach the specific objectives established, we made use of a theoretical-methodological protocol proposed by Richard Johnson (2010), the culture circuit. The cultural circuit comprises the process of cultural production in four interconnected moments: production, texts, readings and social relations / lived cultures. As a methodological clipping, this study stopped in the first two moments, but not without observing the others, since circuit understands that one moment reflects in the other and, therefore, it does not have a beginning and an end. Public production strategy was analyzed through the report Sob a fumaça, a dependência - which approached tobacco production in southern Brazil - and systematic observation of the other reports published on the agency's website in 2015 and 2016. Data collection Was given through interviews with professionals involved in the process, bibliographic research, and documentary analysis. The research verified that the productive strategy of Public differs from the hegemonic vehicles at the moment of production of the circuit, more specifically by its production conditions, such as the fact that it does not have advertisers, to investigate only the subject of human rights and to give space to the sources Individual and less official at the expense of the officers, which reflects in a more critical angulation in the report. These production conditions, in turn, are reflected in the text moment, in which the result of these characteristics can be observed in the selected report. Finally, it was observed that this productive strategy allows the expansion of the five instrumental freedoms pointed out by Sen and, consequently, contributes to the development process by means of information that prioritizes what is of public interest and a journalism committed to its function social.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Jornalismo
Cultura
Liberdade de imprensa
Interesse público
Orientador(es): Felippi, Ângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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