Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1512
Autor(es): Landskren, Jordana
Título: A influência da promoção de vendas na decisão de compra dos consumidores de uma loja de presentes.
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho foi realizado na empresa Fabi Presentes, com o objetivo de analisar a influência que a promoção de vendas gera no consumidor durante o processo de compra. Em um período de incertezas na economia e redução no poder aquisitivo, as vendas de produtos supérfluos diminuíram, e a realização deste estudo trouxe à proprietária da empresa uma possibilidade de aumentar novamente as vendas e fidelizar os clientes através do uso de promoções. A fundamentação teórica está baseada em conceitos promoção de vendas e seus objetivos, vantagens e modalidades, dentre as quais se destacam o merchandising e as ações praticadas no ponto de venda, incluindo a influência dos cinco sentidos. O procedimento efetuado para a coleta de dados foi o levantamento, realizado por meio da aplicação de questionários a uma amostra de 100 clientes da loja Fabi Presentes que foram abordados no momento em que realizavam suas compras, através do qual foi possível verificar a percepção dos consumidores sobre a influência que uma promoção de vendas e a composição do ambiente podem gerar na sua compra. Com a realização desta pesquisa, foi possível concluir que as pessoas são influenciadas por promoções, sendo capazes de mudar sua decisão de compra ao se deparar com um produto em promoção. Foi possível observar também que as promoções que lideram a preferência do consumidor são os brindes e cupons de desconto para próxima compra. No que tange as ações praticadas no ponto de venda, os clientes dizem sentirem-se atraídos pela sinalização de vitrine ou entrada e também pelas etiquetas de preço. Além disso, percebeu-se que as pessoas sentem-se mais confiantes para realizar uma compra quando tem a oportunidade de testar ou tocar nos produtos. Foram feitas algumas sugestões de melhorias no composto promocional da empresa para que seja possível atrair ainda mais clientes e fazer com que a loja se destaque entre as concorrentes.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Vendas - Promoção
Comportamento do consumidor
Persuasão (Psicologia)
Clientes - Contatos
Comunicação em Marketing
Merchandising
Orientador(es): Santos, Mirela Jeffman dos
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