Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1530
Autor(es): Dick, Fábio Ismael
Título: Análise comparativa de custos entre a utilização de frota própria ou serviço terceirizado nas entregas a clientes da Agro Comercial Afubra LTDA.
Data do documento: 2016
Resumo: A logística, como diferencial competitivo, tem por objetivo fazer com que os bens e serviços ao longo da cadeia de suprimentos e distribuição possam fluir de forma eficiente e eficaz, principalmente em virtude de um mercado com um grau de exigência cada vez maior, o que acentua a concorrência entre as organizações. Conhecer e avaliar os atuais serviços logísticos oferecidos aos clientes da empresa, sua satisfação com estes e os custos envolvidos no processo, acabam sendo fatores fundamentais para a tomada de decisão dos gestores logísticos. Esta pesquisa tem por objetivo geral desenvolver uma análise comparativa de custos entre a utilização de frota própria ou serviço terceirizado nas entregas a clientes de uma empresa varejista. Para tanto, é necessário o levantamento dos custos atuais de transporte, estimar os custos das entregas com frota própria e avaliar a satisfação dos clientes da empresa com o atual modelo de entregas terceirizadas da empresa. Apesar da atual tendência para a terceirização das atividades logísticas, muitos profissionais da área ainda têm dúvidas se é mais adequado e benéfico, do ponto de vista econômico e de nível de serviço, manter uma frota própria para atender o transporte e a distribuição de sua empresa ou terceirizar estes serviços. A pesquisa foi classificada como exploratória com o uso do método quali-quantitativo. O procedimento técnico adotado é o estudo de caso. Para atingir os objetivos da pesquisa, foi realizada a coleta de dados através da pesquisa nos documentos disponíveis no sistema de informação da empresa, elaborando um relatório com os atuais custos das entregas terceirizadas. Também foi realizado um levantamento de veículos novos estimando o investimento em ativos da empresa, bem como, da mão-de-obra. Um questionário fechado serviu de base para medir o índice de satisfação dos clientes em relação ao nível de serviço oferecido atualmente. Após a apresentação comparativa dos valores atuais das entregas terceirizadas e da estimativa de custos usando-se de frota própria, percebe-se com clareza que a alternativa atual utilizada pela empresa, com o uso de frota terceirizada para realizar a entrega dos produtos de seus clientes do interior dos municípios atendidos dentro do seu escopo geográfico, é a mais indicada para a organização. Desta forma a empresa está alcançando o objetivo reduzir sua estrutura de ativos e por consequência os seus custos, além de poder se concentrar no foco de seu negócio, as vendas, uma vez que é uma empresa do ramo varejista. Nota-se ainda que a organização está atingindo o seu objetivo de oferecer um serviço de boa qualidade, que é percebido pelo cliente e que pode ajudá-la no processo de fidelização do consumidor. Clientes satisfeitos representam que os esforços para uma boa política de serviço da empresa estão sendo bem-sucedidos.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Transporte de mercadorias
Transporte de mercadorias - Custos
Logística
Terceirização
Satisfação do consumidor
Orientador(es): Eisenberger, Cícero Nei
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