Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1531
Autor(es): Baier, Ernani
Título: Integridade corporativa na empresa ProfiGen do Brasil.
Data do documento: 2017
Resumo: O estudo buscou contribuir com a discussão sobre a condução de negócios com integridade em pequenas e médias empresas e a consequente geração de valor. O objetivo da pesquisa foi de analisar o entendimento de empresa do segmento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), sobre a importância da integridade corporativa no ambiente organizacional e verificar a geração de valor. Para tanto, iniciou-se resgatando os principais conceitos e abordagens teóricas relacionadas ao tema: gestão estratégica e vantagens competitivas; ética, integridade e governança corporativa; e geração de capital reputacional. A metodologia constituiu-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e caráter exploratório, empregando-se análise documental e entrevistas em profundidade com a direção, gerência, supervisores e alguns colaboradores da empresa Profigen do Brasil Ltda, abrangendo áreas de gestão da empresa do estudo de caso. O questionário semiestruturado utilizado nas entrevistas foi dividido em quatro blocos, onde cada bloco relaciona-se com temas da pesquisa. Buscou-se investigar a gestão estratégica e vantagens competitivas; aspectos relacionados à ética, integridade e governança corporativa; capital reputacional e geração de valor. Os resultados obtidos com a pesquisa possibilitaram identificar que a utilização de boas práticas gerenciais, bem como um direcionamento estratégico voltado para a condução de negócios com ética e integridade, contribui para a geração de valor e a permanência no mercado de atuação da organização. Portanto, a pesquisa permitiu verificar a possibilidade de implantar o modelo de programa de integridade do estudo em empresas do segmento de Pequenas e Médias Empresas.
Resumo em outro idioma: This study contributes to the discussion about running businesses with integrity in small and medium enterprises and the consequential value creation. The objective of this research was to analyze the understanding of a company from the segment of Small and Medium Enterprises (SMEs) about the importance of corporate integrity in the organizational environment and verify the value creation. The research started with a review of the main concepts and theoretical approaches related to the subject: strategical management and competitive advantages; ethics, integrity and corporate governance; and reputational capital generation. The methodology consisted of a study case with qualitative approach and exploratory character. It employed a documental analysis and interviews with the executive director, managers, supervisors and some members of Profigen do Brasil Ltda, covering management areas of the company participating in the study case. The semi-structured method was used in the interviews. It was divided in four blocks and each block was related to themes in the research. The intention was to investigate the strategical management and competitive advantages; aspects related to ethics, integrity and corporate governance; reputational capital and value creation. The results obtained with the research allowed to identify that the use of good management practices and a strategic planning oriented to conducting business with ethics and integrity, contributes to value creation and to the permanence of the organization in the market. This research made it possible to validate the possibility of implementing the integrity program´s model in study, to companies of the segment of Small and Medium Enterprises.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Planejamento estratégico
Ética empresarial
Orientador(es): Alievi, Rejane Maria
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ernani Baier.pdf1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons