Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1532
Autor(es): Volmer, Roberto da Silva
Título: A influência da cocriação na capacidade de inovação.
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho propõe uma análise de como as empresas estão usando a cocriação de valor para o desenvolvimento da capacidade inovação. Por isso, a abordagem teórica usada foi a de Prahalad e Ramaswamy (2004), através dos blocos de interação, neste sentido, buscaram-se as práticas de cocriação de valor através da interação com seus públicos que relatassem no aumento da capacidade de inovação das empresas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo exploratório cuja ferramenta utilizada é o estudo de múltiplos casos, em três empresas aqui denominadas como, empresa 1, empresa 2 e empresa 3. Onde: a empresa número 1 fabrica bebidas não alcoólicas, a empresa 2 comercializa combustíveis e a empresa 3 fabrica bebidas alcoólicas. A partir da análise dos casos e da abordagem estudada, a dissertação apresenta a relação entre o uso da cocriação de valor para o aumento da capacidade de inovação e ainda demonstra como os blocos de interação podem auxiliar essa interação. Também, demonstra que ambos têm relação entre si, quanto mais é incentivada a cocriação de valor, maiores serão as chances do aumento da capacidade de inovação. A partir destes resultados, o intuito é contribuir com avanços para o campo acadêmico e também em decisões gerenciais.
Resumo em outro idioma: This article proposes an analysis of how companies are using value creation for the development of innovation capacity. Therefore, the theoretical approach used was that of Prahalad and Ramaswamy (2004), through the interaction blocks, in this sense, the value creation practices were sought through the interaction with their publics that reported in the increase of the capacity of innovation of the companies. For that, a research of qualitative exploratory character was carried out, whose tool used is the study of multiple cases, in three companies denominated as, company 1, company 2 and company 3. Where company number 1 makes non-alcoholic beverages; company 2, markets fuels and company 3, manufactures alcoholic beverages. From the analysis of the cases and the approach of the theory studied, the dissertation presents the relationship between the use of value creation to increase the capacity for innovation and also shows how the interaction blocks can help this interaction. Also, it shows that both are related to each other, the more value creation is encouraged, the greater the chances of increased innovation capacity. From these results, the intention is to contribute with advances in the academic field as well as in managerial decisions.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Criatividade nos negócios
Vantagem comparativa (Comércio)
Planejamento estratégico
Orientador(es): Santos, Mirela Jeffman dos
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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