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http://hdl.handle.net/11624/153
Autor(es): | Berle, Simone |
Título: | Infância e linguagem : educar os começos. |
Data do documento: | 2013 |
Resumo: | Para afirmar a radical alteridade linguageira entre crianças pequenas e adultos esta dissertação tematiza a educação das infâncias focalizando a experiência da linguagem enquanto momento de intensas aprendizagens de um modo de conviver. A pesquisa não busca responder uma pergunta, mas enfrentar um problema que foi sendo constituído no processo mesmo de uma escrita tensionada pela convivência com as crianças em seus começos linguageiros, os quais apontam a inseparabilidade entre educação, infância e linguagem. Para tanto, problematiza a concepção de aprendizagem da linguagem enquanto produto da representação de um mundo constituído em polarizações metafísicas entre sujeito e objeto, entre corpo e mundo. Para ultrapassar tais polarizações propõe uma aproximação entre as fenomenologias de Maurice Merleau-Ponty, Hanah Arendt e Giogio Agamben em interlocução com as filosofias narrativas de Jorge Larrosa, Fernado Bárcena e Joan-Carles Mèlich. O objetivo é afirmar não apenas o direito das crianças à linguagem, mas reivindicar a responsabilidade dos adultos em garantir também seu direito a aprender o poder inventivo de instaurar modos de agir no mundo. Através da figura do ensaio, não persegue uma elucidação ao problema educacional posto pela aprendizagem da linguagem na infância, mas convida a docência da Educação Infantil a dotar o ofício pedagógico de sensibilidade para com a riqueza da experiência dos começos linguageiros. Nessa perspectiva teórico-metodológica, busca argumentos para defender a educação como acontecimento da vida a partir da compreensão de linguagem como processo interpretativo de composição de sentidos e de infância como experiência transcendental da linguagem. A interação entre adultos e crianças faz emergir a aprendizagem da convivência em um mundo compartilhado em alteridade de linguagem. Trata-se de pensar outros modos de conceber a infância, portanto de problematizar a educação de crianças pequenas ao evocar o compromisso ético da docência na educação infantil diante da vida que começa, ou seja, o intenso processo que é aprender a estar em linguagem, a começar-se no mundo. |
Resumo em outro idioma: | To affirm the radical linguistic diversity between small children and adults this essay thematizes the early childhood education focalizing the language experience as a moment of intense learning of a way to live together. The research doesn't search for a question to answer, but to confront a problem that has been built in the process of a writing tensioned by the coexistence with the children in their linguistic beginning, which point the inseparability between education, infancy and language. For such, it problematizes the conception of language learning while a product of representation of a world built in metaphysics polarization between subject and object, between body and world. To exceed such metaphysics polarization it proposes an approach between Maurice MerleauPonty, Hana Arendt and Giogio Agamben phenomenologies in interlocution with the narratives philosophies of Jorge Larrosa, Fernando Bárcena and Jean-Carles Mèlich. The goal is to affirm not only the right of children to language, but to claim the responsibility of the adults in ensuring also their right to learn the inventive power of establishing ways of acting in the world. Through the essay's figure, it doesn't pursue an elucidation to the educational problem set by the linguistic learning in infancy, but invites the faculty of Children Education to endow the pedagogical office of sensibility towards the richness of the linguistic beginnings experience. In this perspective theoretical-methodological, it searches for arguments to defend the education as a life event from language understanding as an interpretative composition process of senses and of the infancy as a transcendental linguistic experience. The interaction between adults and children gives rise to the learning of the familiarity in a world shared in linguistic diversity. It‟s about thinking of different ways to conceive the infancy, therefore of problematizing the education of small children to evoking the ethic commitment of the faculty in early childhood education in front of the new life that begins, in other words, the intense process that is learning to be in language, to start yourself in the world |
Nota: | Inclui Bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação. |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Educação de crianças Crianças - Linguagem Aquisição de linguagem |
Orientador(es): | Richter, Sandra Regina Simonis |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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