Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1540
Autor(es): Weber, Marina Wilges
Título: A Melissa e as suas consumidoras : estudo qualitativo sobre variações na percepção do posicionamento e identidade de marca em diferentes faixas etárias.
Data do documento: 2015
Resumo: O tema de estudo deste trabalho é a marca de calçados plásticos Melissa e o objetivo da pesquisa é analisar se a faixa etária das consumidoras possui influência no modo como percebem e interpretam a marca. Para tanto, o referencial teórico foi estruturado com base nos aspectos relacionados à identidade e posicionamento de marca, comportamento do consumidor e questões que englobam o público feminino e diferentes faixas etárias. O método utilizado para tal feito foi por meio da pesquisa qualitativa, através de entrevistas realizadas com 12 consumidoras da marca, divididas em geração X, Y e Z. Os resultados obtidos através da análise das respostas, em inserção com o referencial teórico, revelam que a marca se utiliza de diversas plataformas para atingir os consumidores e é associada, principalmente, com aspectos ligados à juventude, estilo e diferenciação. Entretanto, ficou evidente que não existe, de fato, uma divisão de pensamentos e atitudes pautada pelas gerações, mas sim, uma percepção de acordo com aspectos influenciadores no comportamento do consumidor, como os grupos com os quais convive, o meio a qual está inserida e os fatores culturais presentes na sociedade, que são interpretados de maneiras distintas por cada pessoa.
Resumo em outro idioma: This work intends to study the plastic shoe brand Melissa and research whether the consumers' age group influences the way they absorb and interpret the brand. In order to achieve this, the theoretical basis was structured based on identity and brand positioning aspects, consumer behavior, and issues surrounding the female gender and the age groups involved. Qualitative research was employed as the main method to verify this hypothesis, through interviews with 12 of the brand consumers, divided on X, Y and Z generations. The results gathered by analyzing the answers mostly point that Melissa uses various platforms to reach consumers and is associated with aspects linked to youthfulness, style and differentiation. However, it became evident that there isn't, in fact, a thought and attitude divide based solely on generation, but a perception according to the influential aspects on consumer behavior, like the groups they live with, their surroundings, and cultural factors present in society, which are interpreted distinctively by each person.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Publicidade e Propaganda
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Marca de produtos
Comportamento do consumidor
Consumidoras - Atitudes
Gerações
Branding (Marketing)
Calçados - Indústria
Orientador(es): Kopp, Rudinei
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

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