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dc.contributor.authorCarpes, Daiana Stockey-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA audiodescrição como estratégia narrativa para um jornalismo acessível.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSoster, Demétrio de Azeredo-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThe present research aims to discuss, from the point of view of laboratory journalism, audiodescription (AD), translation of images into words, as a tool for communicational accessibility, to promote inclusion, citizenship and promotion of the development of technical and inclusive information of future journalists. All this, having as a background, on the one hand, the theory of journalism, while on the other, the narrative. The main objective is to study the complexities and meanings that are established when the narratives of a printed media (Unicom laboratory newspaper) are adapted to an audio media, through audiodescription. In order to do so, a bibliographic research has been carried out on the subject, which contemplated an investigation on audiodescription, narratives and laboratory newspaper. For operational purposes, participant observation has been used as a method, which consists of accompanying, together with journalism undergraduate students, the entire production process of the audiodescript newspaper. From this, the research indicated that the processes of journalistic audiodescription lead to new practices of journalism and require adaptations in its narrative structure and in the strategies of dialog that establishes with its public, especially those who are blind. In addition, this thesis also brings to the discussion the proposal of the informational inclusion of the blind. This study shows the importance of reflection on the topic of communicational accessibility in the academic environment through the point of view of journalistic narratives.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliotecária.pt_BR
dc.subject.otherAudiodescriçãopt_BR
dc.subject.otherProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subject.otherComunicação não verbalpt_BR
dc.subject.otherInclusão digitalpt_BR
dc.subject.otherJornalistas - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherSociedade da informaçãopt_BR
dc.subject.otherPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1541-
dc.date.accessioned2017-05-22T13:46:51Z-
dc.date.available2017-05-22T13:46:51Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca discutir, do ponto de vista do jornalismo laboratório, a audiodescrição (AD), tradução de imagens em palavras, como ferramenta de acessibilidade comunicacional, para promover a inclusão, a cidadania e a promoção do desenvolvimento da informação técnica e inclusiva dos futuros jornalistas. Isso tudo, tendo como pano de fundo, de um lado, a teoria do jornalismo, enquanto que de outro, da narrativa. O objetivo principal é estudar as complexificações e sentidos que se estabelecem quando as narrativas de uma mídia impressa (jornal-laboratório Unicom) são adaptadas para uma mídia em áudio, por meio da audiodescrição. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, que contemplou uma investigação sobre audiodescrição, narrativas e jornal-laboratório. Para fins de operacionalização, utilizou-se como método, a observação participante, que consiste no acompanhamento, junto aos acadêmicos de jornalismo, de todo o processo de produção do jornal audiodescrito. A partir disso, a pesquisa indicou que, os processos de audiodescrição jornalísticos levam a novas práticas do jornalismo e demandam adaptações na sua estrutura narrativa e nas estratégias de diálogo que estabelece com seu público, principalmente aqueles que possuem cegueira. Além disso, esta dissertação também traz para a discussão a proposta da inclusão informacional dos cegos. Este estudo mostra a importância da reflexão sobre o tema da acessibilidade comunicacional na esfera acadêmica pelo viés das narrativas jornalísticas.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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