Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1544
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bugs, João Carlos | - |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Os Coredes e a agenda governamental : uma análise das mudanças do programa dos Coredes nos governos estaduais do Rio Grande do Sul - 1991/2014. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Tirelli, Cláudia | - |
dc.contributor.advisorco | Allebrandt, Sérgio Luís | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis analyzes the process of conformation and development of a public policy of Regional Development with participatory character - the Program of Coredes - created in the early 1990s in the State of Rio Grande do Sul. Research theoretically The agenda of the public policy area, more specifically, the models of multiple flows and punctuated equilibrium, which focus on the pre-decisional moment of public policy. The models indicate that for a new problem to enter the governmental agenda, it is necessary to open an "opportunity window" or a "critical moment", in which political entrepreneurs would combine problems, solutions and political dynamics. The empirical investigation of the research was carried out through content analysis, based on the categorizations raised through semi-structured interviews containing a set of open questions, applied to the state managers who were in the Coordination and or Direction of the sectors responsible for the monitoring and management of the Program of Coredes in RS, as well as two interviews with actors that integrate Coredes. As a result, Coredes position changes according to the understanding of political decision-makers about the importance of participatory institutional arrangements for public management, since the division of power with society in the discussion of public issues is still strange To the logic that governs several governments, highlighting clientelistic relations in public spaces. In this context, they appear in the interviews with the difficulties faced by Coredes leaders in relation to the homologation, by the state management, of their decisions in relation to the priority regional projects, emphasizing the power dispute between the members of the government and the Coredes through Consultation Popular, which in a way presents more the divergent than convergent character in relation to the interests at stake. In this way, the centrality of Coredes becomes relative, configuring itself to homologate pre-conceived decisions rather than being protagonists in the struggle for a wider space within the decision-making process. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (RS) | pt_BR |
dc.subject.other | Desenvolvimento regional - Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject.other | Participação social - Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject.other | Política pública | pt_BR |
dc.subject.other | Cidadania | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1544 | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T18:10:45Z | - |
dc.date.available | 2017-05-26T18:10:45Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese analisa o processo de conformação e de desenvolvimento de uma política pública de Desenvolvimento Regional com caráter participativo - o Programa dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento - criado no início da década de 1990 no Estado do Rio Grande do Sul-RS. A investigação ampara-se teoricamente nos estudos sobre a formação da agenda da área de políticas públicas, mais especificamente, nos modelos dos múltiplos fluxos e do equilíbrio pontuado, os quais enfocam o momento pré-decisional da política pública. Os modelos indicam que, para um problema novo entrar na agenda governamental, faz-se necessário que se abra uma "janela de oportunidades" ou um "momento crítico", no qual os empreendedores políticos fariam a junção entre problemas, soluções e dinâmicas políticas. A investigação empírica da pesquisa foi realizada através da análise de conteúdo, com base nas categorizações levantadas por meio de entrevistas semiestruturadas contendo um conjunto de questões abertas, aplicadas aos gestores estaduais que estiveram na Coordenação e/ou Direção dos setores responsáveis pelo acompanhamento e gestão do Programa dos Coredes no RS, bem como foram realizadas duas entrevistas com atores que integram os Coredes. Como resultado, constata-se que a posição dos Coredes se altera de acordo com a compreensão dos decisores políticos acerca da importância dos arranjos institucionais participativos para a gestão pública, uma vez que a divisão de poder com a sociedade na discussão das questões públicas ainda é estranha à lógica que rege vários governos, despontando as relações clientelistas nos espaços públicos. Nesse contexto, aparecem, nas entrevistas, as dificuldades enfrentadas pelas lideranças dos Coredes em relação à homologação, pela gestão estadual, das suas decisões em relação aos projetos prioritários regionais, salientando-se a disputa de poder entre os membros do governo e os Coredes por meio da Consulta Popular - CP, o que, de certa forma, apresenta mais o caráter divergente do que convergente quanto aos interesses em jogo. Dessa forma, a centralidade dos Coredes se torna relativa, configurando-se em homologar decisões pré-concebidas do que ser protagonista na luta por um espaço mais amplo dentro do processo decisório. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
João Carlos Bugs.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons