Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1548
Autor(es): Panke, Ciro
Título: Análise do processo atual de roteirização de entregas da empresa Panke comércio e indústria de aves especiais LTDA.
Data do documento: 2016
Resumo: O planejamento das entregas, bem como o dimensionamento da frota de veículos, possibilita a busca pela melhor forma de atender os clientes no nível de serviço desejado além de controlar de uma forma mais eficaz os custos inerentes do setor. A escolha desse tema visa preencher uma lacuna existente em um frigorífico de Santa Cruz do Sul - RS, que não apresenta nenhum sistema de roteirização de entregas, dependendo em demasia do conhecimento e experiência dos motoristas. Desta forma, o objetivo principal desse trabalho consiste em analisar o método de roteirização de entregas do frigorífico. O método de pesquisa classifica-se como um estudo de caso em relação ao seu procedimento técnico, e como uma pesquisa qualitativa em relação à abordagem do problema, permitindo a obtenção de informações mais subjetivas sobre o assunto. Por ser uma pesquisa qualitativa, o delineamento desse trabalho caracteriza-se por descritivo-exploratório. Esse modelo permite ao pesquisador observar e registrar os dados, sem que ocorra interferência no processo. Para obtenção das informações e realização do diagnóstico do funcionamento do processo atual de roteirização de entregas, foram realizadas duas entrevistas semi-estruturadas com o gerente geral do abatedouro e com o responsável do setor logístico. A observação direta também foi empregada no estudo, a fim de verificar se as respostas obtidas nas entrevistas condizem com a observação do modo de trabalho da empresa. Os dados coletados passaram por análise de conteúdo e comparação com o referencial teórico estudado para que permitissem a identificação dos pontos fortes da organização nesse processo e sugestões nas atividades que a empresa apresenta possibilidades de melhoria relacionadas ao processo atual de roteirização. Os pontos a melhorar que necessitam de uma atenção especial são a falta de uma planilha com os horários de recebimento dos clientes, listas de pedidos fora da ordem de entrega, motoristas que definem a ordem da rota a ser seguida, falta de acompanhamento do percurso realizado. O diagnóstico feito demonstrou que a falta de controle sobre as atividades de logística estão encarecendo o custo da organização, com tarefas feitas de formas equivocadas, gerando necessidade de retrabalho. As rotas analisadas nesse trabalho evidenciaram que os roteiros definidos pelos motoristas apresentam um deslocamento maior do que a teoria sugeriu, chegando há 29% a mais de quilometragem. A partir dos problemas averiguados, foram sugeridas soluções para esses apontamentos, como definição dos roteiros de entregas, acompanhamento dos caminhos percorridos, reformulação das listas de pedidos, entre outros. A maioria das sugestões apresentam baixo custo para implementação. Dois sistemas de roteirização também foram indicados para uma possível aquisição futura.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Logística
Logística empresarial
Distribuição de mercadorias
Mercadorias - Controle
Transporte de mercadorias
Orientador(es): Eisenberger, Cícero Nei
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