Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1549
Autor(es): Kist, Ana Cláudia Schneider
Título: Avaliação da satisfação das consumidoras do varejo feminino em Venâncio Aires.
Data do documento: 2015
Resumo: A evolução do papel da mulher na sociedade, bem como sua crescente participação no mercado de trabalho e na economia brasileira, tem representado um aumento do mercado potencial do setor de varejo de roupas e acessórios femininos. O tema ganha mais relevância pelo fato de a satisfação ser uma busca incessante das consumidoras; devido a isso, o objetivo principal do estudo é avaliar a satisfação das consumidoras do varejo feminino de roupas e acessórios de Venâncio Aires. A metodologia caracteriza-se por um estudo exploratório qualitativo, para compreensão dos atributos relevantes nos serviços do varejo e, após uma avaliação descritiva, com abordagem quantitativa, trabalha-se com uma amostra de 280 consumidoras. A análise dos dados envolveu estatística multivariada por modelagem de equações estruturais. As análises com equações estruturais sugerem que o atendimento, preço e satisfação influenciam na sua satisfação global com os serviços prestados e esta, na lealdade das consumidoras com o varejo. A partir dos resultados deste estudo, outros varejistas poderão utilizar a metodologia para avaliação da satisfação de seus clientes.
Resumo em outro idioma: The changing role of women in the society, as well as and their increasing participation in the labor market and in the Brazilian economy, has represented an increase in the potential market of women clothing and accessories retail sector. This issue becomes more relevant because satisfaction is a relentless pursuit of female consumers. Considering these facts, this study main objective is to evaluate the female retail consumer satisfaction in Venancio Aires. The methodology has been characterized by a qualitative exploratory study to understand the relevant attributes in retail services, with a quantitative descriptive evaluation approach of 280 consumers. Data analysis involved multivariate statistics for structural equation modeling. Analyzes with structural equations suggest that the service, the price and the differences perceived by consumers, influence their satisfaction and thus consumers loyalty to retailers. The results of this study provide other retailers the opportunity to use the methodology for customer satisfaction evaluation.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Comércio varejista - Venâncio Aires (RS)
Consumidoras - Venâncio Aires (RS)
Satisfação do consumidor
Orientador(es): Mello Moyano, Carlos Alberto
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Cláudia Schneider Kist.pdf2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons