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dc.contributor.authorDalla Valle, Daniel Sfreddo-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleImagem e marca institucional na percepção de estudantes de graduação : estudo de caso em um campus do Instituto Federal de Educação.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorBrambilla, Flávio Régio-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.description.abstractIt is really important to study and know the features of image and brand that are used by students to evaluate a Higher Education Institution to, starting from this information, create strategies to bring new students. In this sense, a qualitative-quantitative research was carried, aiming to identify the determinant factors in the process of selecting a higher education institution, based on the perception of Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari students. The data collection took place in two different stages. For the first one, the critical incident technique was applied, targeting to collect information to validate the questionnaire making. In the second stage, a questionnaire was used, based on the data collected with the critical incident technique. A total of sixty questionnaires were fulfilled and received. The material was analyzed and interpreted through the Brand Equity Method, which basically considers four dimensions: truthfulness, knowledge, noticed quality and brand associations. By the analysis, it was realized that a significant portion was almost completely unaware of Instituto Federal Farroupilha before entering the institution. They got to know it mostly because of small talk conversations during the selection process, what leaded us to understand that these perceptions were almost absent. It was also verified that students feel like representatives of the institution, performing an important role not only in defense of the campus, but also in attracting new students, what puts more highlights on the Instituto Federal Farroupilha brand. Another aspect noticed is that truthfulness is linked to the teaching methodology of the campus. Concerning quality, there is a clear link to the highly qualified and committed faculty; as well as to the building facilities. About the identification of the features associated to the image and the brand when choosing a higher education institution, aspects related to tuition free and campus location were noticed as significant. This study leads to the conclusion that it is worthy for the institution managers to look forward to attach features such as tuition free, teaching methodology and student’s housing to the institutional image and brand, as a way to facilitate the catchment of students. As interesting as this strategy, it is adding to itself the use of media means such as radio and television, what can promote a significantly larger projection to the institutional image and brand. These considerations are valuable to IF Farroupilha, once they can amplify the results concerning the catchment of new students.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades - Marketingpt_BR
dc.subject.otherEstudantes universitários - Pesquisapt_BR
dc.subject.otherPesquisa de mercadopt_BR
dc.subject.otherEducação - Marketingpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1550-
dc.date.accessioned2017-06-01T14:13:51Z-
dc.date.available2017-06-01T14:13:51Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoÉ de extrema relevância estudar e conhecer os atributos de imagem e marca utilizados pelos estudantes para avaliar uma Instituição de Ensino Superior e, a partir dessa informação, elaborar estratégias para captação de novos alunos. Diante disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa-quantitativa, a fim de identificar os fatores que foram determinantes durante o processo de escolha de uma instituição de ensino superior na percepção dos alunos de graduação do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. A realização da coleta de dados foi feita em duas etapas distintas. Na primeira etapa, foi utilizada a técnica do incidente crítico, a qual objetivou levantar informações que foram utilizadas para embasar a elaboração dos questionários. Na segunda etapa, utilizou-se um questionário para coletar as informações, o qual teve como base os dados coletados na técnica do incidente crítico. No total, foram obtidos sessenta questionários respondidos, sendo que nenhum deles foi descartado. Para a análise e interpretação dos dados coletados nos questionários, foi utilizado o Método Brand Equity, o qual considera basicamente quatro dimensões: a lealdade, o conhecimento, a qualidade percebida e as associações da marca. Foi possível constatar que uma significativa parcela dos alunos desconhecia quase totalmente o Instituto Federal Farroupilha antes de estudar na instituição, passando a conhecê-la principalmente por indicações boca a boca em períodos de processo seletivo, fator este que nos permite crer que estas percepções eram praticamente nulas ou inexistentes. Verificou-se, também, que os estudantes sentem-se representantes da instituição, tendo importante papel não apenas para defesa da imagem do campus, mas também na captação de novos alunos, gerando maior projeção à marca do Instituto Federal Farroupilha. Percebeu-se, ainda, que a lealdade está vinculada à metodologia de ensino adotada pelo campus. Em relação à percepção de qualidade, verificou-se que há uma vinculação principalmente ao quadro docente comprometido e ao seu elevado grau de titulação, assim como à estrutura de prédios e laboratórios oferecidos e aos ambientes agradáveis de estudos. No que tange à identificação dos atributos associados à imagem e à marca no processo de escolha de uma instituição de ensino superior, percebeu-se que questões relacionadas à gratuidade dos cursos e à localização do campus são marcantes. A realização deste estudo permite concluir que é valido que os gestores da instituição pesquisada busquem vincular atributos como gratuidade, metodologia de ensino e moradia estudantil à imagem e à marca institucional de modo a facilitar a captação de estudantes. Tão interessante quanto essa estratégia, é adicionar a ela a utilização de grandes meios de comunicação como rádio e, principalmente, a televisão, fator que poderia proporcionar uma projeção significativamente maior à imagem e à marca institucional. Essas considerações são extremamente válidas para o IF Farroupilha, pois poderão maximizar os resultados no que tange à captação de novos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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