Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTerra, Andressa-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO nível de internacionalização das Instituições de Ensino Superior Brasileiras.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorLengler, Jorge Francisco Bertinetti-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.description.abstractOver the past decades, the internationalization of higher education has become a fundamental practice in most institutions all over the world (TAMTIK and KIRSS; 2016), and as the internationalization gains strength in the educational context, it identifies the increase of research involving the development of methods to measure it (GAO, 2015). De Wit (2011) emphasizes that the internationalization has become an indicator of quality in higher education, and measuring the results helps to clarify and focus the academic benefits of internationalization (Knight, 2015). Therefore, the present study aims to measure the level of internationalization of Higher Education Institutions (HEI) in Brazil. To achieve this goal, we carried out a survey with qualitative and quantitative analysis, through interviews with five managers who coordinate the sector of international relations in different educational institutions, in addition to the application of a questionnaire. Was analyzed instruments and studies carried out in other countries, and from the crossing these data with the information obtained from the interviews, which were conducted from a semi-structured script, was elaborated a questionnaire. The sending of the questionnaire occurred through digital media, being routed to 1,147 HEI, obtaining a return rate of 6.70%. For the treatment of data were employed techniques for univariate analysis (descriptive analysis and frequency) and multivariate (exploratory factor analysis). Among the results in this study, it can be inferred that in literature there isn’t a standard instrument that can be used to measure the internationalization of education, being that each instrument uses a structure adapted to their reality. It is evident that in Brazil were not identified quantitative studies linked to the theme of this study. After validating the adequacy, consistency and reliability of the questionnaire, it was identified an instrument composed of 6 dimensions and 66 variables. In the end, from a scale from 1 to 5, it was identified that the HEI have an average level of internationalization (3.14), being that international partnership was the dimension with the highest level of internationalization (3.87) and the curriculum (2.43) and the research (2.61) was the areas with the lowest level of internationalization. These results are discussed in the last chapter of this study, in which are presented the academic implications and managerial, limitations and suggestions for future studies.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherInternacionalismopt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1551-
dc.date.accessioned2017-06-01T16:14:55Z-
dc.date.available2017-06-01T16:14:55Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoAo longo das últimas décadas, a internacionalização do ensino superior tornou-se uma prática fundamental na maioria das instituições em todo o mundo (TAMTIK e KIRSS; 2016), e conforme a internacionalização ganha força no contexto educacional, identifica-se o aumento de pesquisas envolvendo o desenvolvimento de métodos para medi-la (GAO, 2015). De Wit (2011) destaca que a internacionalização tornou-se um indicador de qualidade do ensino superior, sendo que, medir os resultados ajuda a clarificar e focar os benefícios acadêmicos de internacionalização (KNIGHT, 2015). Portanto, o presente estudo propõe-se a medir o nível de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) Brasileiras. Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, através da realização de entrevistas com cinco gestores que coordenam o setor de relações internacionais em diferentes instituições de ensino, além da aplicação de um questionário. Foram analisados instrumentos e estudos realizados em outros países, e a partir do cruzamento destes dados, com as informações obtidas a partir das entrevistas, que foram conduzidas a partir de um roteiro semiestruturado, elaborou-se um questionário. O envio do questionário ocorreu por meio digital, sendo encaminhado para 1.147 IES Brasileiras, obtendo-se uma taxa de retorno de 6.70%. Para tratamento dos dados foram empregadas técnicas de análise univariada (análise descritiva e de frequência) e multivariadas (análise fatorial exploratória). Dentre os resultados deste estudo pode-se inferir que na literatura ainda não há um instrumento padrão que possa ser utilizado para medir a internacionalização do ensino, sendo que cada instrumento utiliza uma estrutura adaptada à sua realidade. Evidencia-se que no Brasil não foram identificados estudos quantitativos vinculados ao tema deste estudo. Após validar a adequacidade, consistência e confiabilidade do questionário, identificou-se um instrumento composto por 6 dimensões e 66 variáveis. Ao final, a partir de uma escala de 1 a 5, identificou-se que as IES Brasileiras possuem um nível médio de internacionalização (3,14), sendo que parceria internacional foi a dimensão com o maior nível de internacionalização (3,87) e o currículo (2,43) e a pesquisa (2,61) as áreas com nível mais baixo de internacionalização. Resultados estes que são discutidos no último capítulo deste estudo, no qual são apresentadas as implicações acadêmicas e gerenciais, as limitações e sugestões para estudos futuros.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andressa Terra.pdf3.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons