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dc.contributor.authorAlves, Lilian-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAvaliação da satisfação das consumidoras do varejo de roupas e calçados femininos em Candelária/RS.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMello Moyano, Carlos Alberto-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.description.abstractThe evolution of women’s role in today’s society, as well as their participation in the job market and in the Brazilian economy, has provided an increase in the potential market of retail women’s clothing and accessories. This becomes more relevant by the fact that consumers are always looking for satisfaction. This study intended to evaluate the satisfaction among female consumers of retail women’s clothing in the city of Candelaria-RS, and to propose strategical recommendations of loyalty to improve the quality of the services offered. The methodology used consisted of three phases: firstly, it was made a qualitative research, which used the critical incident, to identify the attributes that impact the services evaluated, based on local consumers perception. These identified dimensions served as a basis for a questionnaire on the second phase of the research, which was a research of quantitative descriptive analysis using a structured questionnaire to evaluate the satisfaction of the target public and involved a sample of 240 female consumers of retail in Candelaria-RS. The third phase consisted of a strategical analysis aiming to reduce the attributes of greater dissatisfaction in the retail in order to increase consumer loyalty. The main results of the research made it possible to learn that the general satisfaction among consumers of local retail is 83.3% and their intention of shopping again is 85.4%. It was also identified, using Factorial analysis, that there are four main factors for the city retail: consumer attendance, products, services and infrastructure. Among the 19 attributes evaluated in the retail, only three had an unsatisfactory performance and need strategical actions of improvement: price, sale and parking.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherComércio varejista - Candelária (RS)pt_BR
dc.subject.otherConsumidoras - Candelária (RS)pt_BR
dc.subject.otherSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherCalçados - Indústriapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1552-
dc.date.accessioned2017-06-01T17:49:46Z-
dc.date.available2017-06-01T17:49:46Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA evolução do papel da mulher na sociedade, bem como sua maior participação no mercado de trabalho e na economia brasileira, tem representado um aumento no mercado potencial do setor de varejo de roupas femininas e acessórios femininos. O tema ganha mais relevância pelo fato da satisfação ser uma busca incessante dos consumidores. Objetivando avaliar a satisfação das consumidoras do varejo de vestuário feminino da cidade de Candelária/RS, e propor recomendações estratégicas de lealdade visando à melhoria dos serviços, realizou-se o estudo. A metodologia 6+empregada subdivide-se em três etapas: sendo a primeira uma pesquisa qualitativa, realizada através da técnica do incidente crítico, para identificar os atributos que impactam nos serviços avaliados, com base na percepção das consumidoras locais, estas dimensões identificadas serviram de base para o questionário da segunda etapa da pesquisa, caracterizada com um pesquisa descritiva de análise quantitativa, com a utilização de um questionário estruturado para avaliação da satisfação do público-alvo, envolvendo uma amostra de 240 mulheres consumidoras do varejo de Candelária. A terceira etapa constitui-se de uma análise estratégica visando reduzir os atributos de maior insatisfação com o varejo, na intensão de elevar a lealdade das consumidoras. Os principais resultados da pesquisa permitiram identificar que a satisfação geral das clientes com o varejo local é de 83,3% e a intenção de recompra ficou em 85,4%. Também foi identificado por meio de uma Análise Fatorial que existem quatro fatores preponderantes para o varejo da cidade: Atendimento, produtos, serviços e infraestrutura. Dentre os 19 atributos avaliados no varejo, apenas três obtiveram um desempenho insatisfatório e ações estratégicas de melhoria: o preço, a promoção e o estacionamento.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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