Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1561
Autor(es): Ohlweiler, Joice Michele
Título: Projeto de extensão : primeiro passo para o trabalho multiprofissional.
Data do documento: 2016
Protocolo CEP: 578301167.00005343 - 05/07/16
Resumo: Segundo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) todos os profissionais de saúde devem promover saúde de uma forma integral. Avaliar a percepção dos alunos sobre influência dos projetos de extensão na formação profissional para a saúde. E para isso, temos a necessidade de qualificar as equipes para o trabalho. A metodologia utilizada procurou avaliar através de um questionário objetivo aspectos qualitativos e quantitativos dos conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) durante o curso de graduação, a partir da integração com outras áreas por meio dos projetos de extensão multiprofissionais. A extensão é a porta de entrada dos acadêmicos na rede do serviço público e o início de uma visão integrada. A maioria dos acadêmicos entrevistada acredita que estes projetos são fundamentais para trabalhar e interagir com outros profissionais, 50% responderam que o projeto foi muito bom e 45,45% responderam que foi ótimo. Na questão, referente aos conhecimentos do curso colocados em prática, houve muitas divergências e todas as alternativas foram selecionadas. Também, no caso de identificação das tarefas de odontologia no projeto, houve discordância nos resultados. A pergunta sobre os novos conhecimentos provenientes da relação interprofissional teve respostas variadas. A respeito da relação com os usuários dos sistemas de saúde, a grande maioria achou que melhorou a comunicação com os mesmos. Quanto a indagação sobre como se sentiu estimulado pelo projeto para o trabalho em equipe, houve uma pequena variedade entre as respostas ?Bom? e ?Muito bom?, mas a grande maioria apontou o projeto como ótimo neste quesito. Refletindo, assim, a relevância dos projetos de extensão para a formação do perfil profissional.
Resumo em outro idioma: According to the guidelines of the Unified Health System (SUS), all health professionals must promote health in an integral way. To evaluate students' perception about the influence of extension projects on professional training for health. And for that, we need to qualify the teams for the job. The methodology used sought to evaluate, through an objective questionnaire, qualitative and quantitative aspects of the knowledge acquired by the dental students of the University of Santa Cruz do Sul (UNISC) during the undergraduate course, from the integration with other areas through the extension projects Multiprofessional. Extension is the gateway of academics into the public service network and the beginning of an integrated vision. Most of the interviewed students believe that these projects are fundamental for working and interacting with other professionals, 50% answered that the project was very good and 45,45% answered that it was great. In the question, regarding the knowledge of the course put into practice, there were many divergences and all the alternatives were selected. Also, in the case of identification of dentistry tasks in the project, there was disagreement in the results. The question about the new knowledge coming from the interprofessional relationship had varied answers. Regarding the relationship with the users of health systems, the vastmajority felt that communication with them improved. As for the question about how he felt stimulated by the project for teamwork, there was a small variety between the answers "Good" and "Very good", but the great majority pointed the project as great in this question. Thus, reflecting the relevance of the extension projects for the formation of the professional profile.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Odontologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Programa de Saúde da Família (Brasil)
Extensão universitária
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Equipe de assistência ao paciente
Relações comunidade-instituição
Educação para o trabalho
Odontologia comunitária
Orientador(es): Gonçalves, Estela Maris Gassen
Coorientador(es): Gomes, Antonio Carlos
Aparece nas coleções:Odontologia

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