Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1574
Autor(es): Lara, Erion da Silva
Título: A narrativa audiovisual publicitária do Banco Itaú : uma análise da campanha #issomudaomundo.
Data do documento: 2017
Resumo: Essa pesquisa procurou investigar como são caracterizadas as narrativas audiovisuais publicitárias do Banco Itaú, levando em conta as quatro causas defendidas pela marca, que compõem a campanha #issomudaomundo: cultura, educação, esporte e mobilidade urbana. A investigação partiu da observação das mudanças analisadas na estratégia comunicacional das campanhas publicitárias, decorrentes de alterações da própria experiência societária contemporânea, marcada sobretudo pela influência decisiva da mídia na articulação de seus principais processos e discursos. Dadas as inovações oportunizadas pelas tecnologias da informação e comunicação instauram-se novas práticas de relacionamentos entre a dimensão do mundo publicitário e seus públicos. Partiu-se assim, da hipótese que a publicidade da era moderna, tradicional, interruptiva e invasiva vem perdendo força e eficácia na prática comunicacional com o público, razão pela qual vem sendo substituída pela publicidade que investe na sedução, envolvimento e cumplicidade com as audiências. Esse esforço da comunicação publicitária se dá através das narrativas que oferecem por meio do simbólico, mais conceitos e ideias e menos informações mercadológicas objetivas sobre a marca/produto/serviço. Metodologicamente, do ponto de vista teórico a reflexão se deu a partir das características da sociedade de consumo e do individuo pós-moderno, bem como sua relação com as narrativas, o audiovisual e storytelling. Com relação à amostra empírica, realizou-se a análise qualitativa de filmes da campanha #issomudaomundo do Banco Itaú procurando observar como estas narrativas se estruturam e que sentidos emergem em suas histórias capazes de fazer esta vinculação da instituição com as audiências.
Resumo em outro idioma: La presente pesquisa ha buscado investigar como son caracterizadas las narrativas audiovisuales publicitarias del Banco Itaú, teniendo en cuenta las cuatro causas defendidas por la marca, que componen la campaña #issomudaomundo: cultura, educación, deporte y movilidad urbana. La investigación ha partido de la observación de las mudanzas analizadas en la estrategia comunicacional de las campañas publicitarias, venidas de alteraciones de la propia experiencia societaria contemporánea, sellada sobretodo, por la influencia decisiva de los medios de comunicación en la articulación de sus principales procesos y discursos. Teniendo en cuenta las innovaciones proporcionadas por las tecnologías de la información y comunicación se establecieron nuevas prácticas de relacionamientos entre la dimensión del mundo publicitario y sus públicos. Se ha partido así, de la hipótesis que la publicidad de la era moderna, tradicional, interruptiva y invasiva está perdiendo fuerza y eficacia en la práctica comunicacional con el público, razón por la cual está siendo sustituida por la publicidad que inviste en la seducción, envolvimiento y complicidad con las audiciones. Ese esfuerzo de la comunicación publicitaria ocurre por medio del simbólico, más conceptos e ideas y menos informaciones mercadológicas objetivas al respecto la marca/producto/servicio. Metodológicamente, desde el punto de vista teórico la reflexión se dio a partir de las características de la sociedad de consumo y del individuo posmoderno, bien como su relación con las narrativas, el audiovisual y storytelling. Con relación a la amuestra empírica, se ha realizado la análisis cualitativa de filmes de la compaña eso muda el mundo del Banco Itaú procurando observar cómo estas narrativas se estructuran y qué sentidos emergen en sus historias capaces de hacer esta vinculación de la institución con las audiciones.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Banco Itaú
Mídia (Publicidade)
Recursos audiovisuais
Narrativa (Retórica)
Campanhas publicitárias
Orientador(es): Piccinin, Fabiana
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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