Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Elisandra de Vargas da-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA inserção do sujeito surdo em um curso de graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPires, Cleidi Lovatto-
dc.degree.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.subject.otherPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subject.otherLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.otherIntérpretes para surdospt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Santa Cruz do Sul (RS)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1592-
dc.date.accessioned2017-07-05T13:04:58Z-
dc.date.available2017-07-05T13:04:58Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata sobre a inclusão de alunos surdos na graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Muitos estudantes surdos já passaram pela Universidade e o que proponho neste trabalho é problematizar sobre como se dá o processo de inserção de surdos na universidade? Como eles se comunicam e interagem com professores e alunos? Como inseri-los de forma eficaz na Universidade? Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória que usou de entrevistas com uma intérprete, uma professora e uma aluna surda para saber de forma geral como a inserção dos alunos surdos está acontecendo, refletindo sobre o papel da universidade de forma geral: do professor, do aluno e do intérprete de LIBRAS em sala de aula. Pensar a inclusão envolve um processo de mudança de pensamento, é preciso conscientização, conhecimento e o pensar no outro, os surdos estão, cada vez mais, adentrando no mundo universitário e é preciso que estes órgãos se preparem para recebê-los com qualidade. A universidade está avançando, mas ainda há muito que ser implementado e é preciso que seus membros: professores funcionários e alunos, também a acompanhem neste processo de evolução.pt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisandra de Vargas da Silva.pdf595.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons