Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1592
Autor(es): Silva, Elisandra de Vargas da
Título: A inserção do sujeito surdo em um curso de graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
Data do documento: 2016
Resumo: Este artigo trata sobre a inclusão de alunos surdos na graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Muitos estudantes surdos já passaram pela Universidade e o que proponho neste trabalho é problematizar sobre como se dá o processo de inserção de surdos na universidade? Como eles se comunicam e interagem com professores e alunos? Como inseri-los de forma eficaz na Universidade? Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória que usou de entrevistas com uma intérprete, uma professora e uma aluna surda para saber de forma geral como a inserção dos alunos surdos está acontecendo, refletindo sobre o papel da universidade de forma geral: do professor, do aluno e do intérprete de LIBRAS em sala de aula. Pensar a inclusão envolve um processo de mudança de pensamento, é preciso conscientização, conhecimento e o pensar no outro, os surdos estão, cada vez mais, adentrando no mundo universitário e é preciso que estes órgãos se preparem para recebê-los com qualidade. A universidade está avançando, mas ainda há muito que ser implementado e é preciso que seus membros: professores funcionários e alunos, também a acompanhem neste processo de evolução.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Pedagogia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Universidade de Santa Cruz do Sul
Pessoas com deficiência auditiva
Língua brasileira de sinais
Intérpretes para surdos
Educação inclusiva
Ensino superior - Santa Cruz do Sul (RS)
Orientador(es): Pires, Cleidi Lovatto
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisandra de Vargas da Silva.pdf595.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons