Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1592
Autor(es): | Silva, Elisandra de Vargas da |
Título: | A inserção do sujeito surdo em um curso de graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | Este artigo trata sobre a inclusão de alunos surdos na graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Muitos estudantes surdos já passaram pela Universidade e o que proponho neste trabalho é problematizar sobre como se dá o processo de inserção de surdos na universidade? Como eles se comunicam e interagem com professores e alunos? Como inseri-los de forma eficaz na Universidade? Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória que usou de entrevistas com uma intérprete, uma professora e uma aluna surda para saber de forma geral como a inserção dos alunos surdos está acontecendo, refletindo sobre o papel da universidade de forma geral: do professor, do aluno e do intérprete de LIBRAS em sala de aula. Pensar a inclusão envolve um processo de mudança de pensamento, é preciso conscientização, conhecimento e o pensar no outro, os surdos estão, cada vez mais, adentrando no mundo universitário e é preciso que estes órgãos se preparem para recebê-los com qualidade. A universidade está avançando, mas ainda há muito que ser implementado e é preciso que seus membros: professores funcionários e alunos, também a acompanhem neste processo de evolução. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Curso de Pedagogia |
Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Assunto: | Universidade de Santa Cruz do Sul Pessoas com deficiência auditiva Língua brasileira de sinais Intérpretes para surdos Educação inclusiva Ensino superior - Santa Cruz do Sul (RS) |
Orientador(es): | Pires, Cleidi Lovatto |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elisandra de Vargas da Silva.pdf | 595.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons