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dc.contributor.authorSantos, Alecson Milton Almeida dos-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleTrabalho docente com tecnologias digitais no ensino médio técnico integrado à educação básica no Proeja.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorViegas, Moacir Fernando-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis work has as its objective describing and analyzing the use of digital technologies by the educators of the PROEJA at the Instituto Federal Farroupilha – São Vicente do Sul Campus, as well as it‟s conceptions about them, in order to know the possibilities and limitations brought by the insertion of these digital technologies on the teaching work. Therefore, the present dissertation is divided in three chapters. The first one points to the theoretical foundation about the emergence of the genre of youth and adult education on federal institutes, revealing the professional education merged with basic education and the work with technologies, rescuing a brief history of the digital technologies on education, thinking about the digital technologies on the school community and pointing to examples of technologies as work tools aimed for the construction of knowledge. Regarding the teacher training and digital technologies, we look to investigate the conditions of work and the possibility of working with a virtual learning ambient on the teaching work. On the second chapter, we look to go through methodological ways, defining the ambient and subjects of the research as well as the methods and techniques of data collecting, such as semi-structured interviews, questionnaires, participant observation, documental analysis and content analysis. The third chapter is dedicated to the analyses of the teaching work with the digital technologies and PROEJA‟s professional concept, where we highlight teachers‟ perceptions about the differences of working with the public of PROJEA and the concerning challenges. Regarding the work with technologies on the practice and teacher training, we observed that the teachers use more digital technologies on regular teaching rather than on the teaching of youth and adults, being that the total of students of the PROEJA believe that when the teacher uses technologies on its teaching work, the learning is elevated. Regarding the teacher formation for the utilization of digital technologies, the teaches think that before inserting them on the pedagogical practice, it is necessary to think about the teacher training for using these technological tools.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otherEnsino técnicopt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação de adultospt_BR
dc.subject.otherAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1593-
dc.date.accessioned2017-07-06T11:52:50Z-
dc.date.available2017-07-06T11:52:50Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo descrever e analisar a utilização das tecnologias digitais pelos educadores do PROEJA do Instituto Federal Farroupilha - Campus de São Vicente do Sul, assim como suas concepções sobre as mesmas, a fim de conhecer as possibilidades e limites trazidos pela inserção dessas tecnologias no trabalho docente. Para tanto, a presente dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro apresenta a modalidade de educação de jovens e adultos nos institutos federais, revelando a educação profissional integrada à educação básica e o trabalho com tecnologias, resgatando um breve histórico das tecnologias digitais na educação, refletindo seu significado na comunidade escolar e apontando para exemplos de tecnologias como ferramentas de trabalho para a construção do saber. Quanto à formação docente e tecnologias digitais, buscamos investigar as condições de exercício do trabalhador e a possibilidade de trabalhar com ambiente virtual de aprendizagem na prática docente. No segundo capítulo, apresentamos os caminhos metodológicos, definindo o ambiente e os sujeitos da pesquisa e os métodos e as técnicas da coleta de informações, quais sejam, entrevistas semiestruturadas, questionários, observação participante, análise documental e análise de conteúdo. O terceiro capítulo é dedicado à análise do trabalho docente com as tecnologias digitais e à concepção profissional do PROEJA, onde se destaca a percepção dos professores sobre as diferenças do trabalho com o público do PROEJA e os desafios concernentes. Sobre o trabalho com tecnologias na prática e formação docente, os resultados apontam o fato de que os professores utilizam mais tecnologias digitais no ensino regular do que no ensino de jovens e adultos, sendo que a totalidade os alunos do PROEJA acreditam que quando o professor utiliza tecnologias em seu trabalho docente, o aprendizado é melhor. Quanto à formação docente para a utilização de tecnologias digitais, os professores pensam que antes de inseri-las na prática pedagógica é preciso pensar na capacitação docente para utilização destas ferramentas tecnológicas.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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