Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPetry, Elton Luis da Silva-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMediações pedagógicas no trabalho de educadoras sociais nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em um município da região metropolitana de Porto Alegre.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMoretti, Cheron Zanini-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis master thesis aims to describe, analyze and understand pedagogical mediations in the work of social educators in the Reference Centers of Social Assistance (CRAS - Centros de Referência de Assistência Social), in a municipality in the metropolitan region of Porto Alegre. Based on that, the specific goals were: to understand what social educators mean by education and pedagogy in the experience of their work; describe pedagogical mediations and analyze the relationships between normalized and renormalized work of social educators; and analyze how educators develop pedagogical mediations within social assistance policies. The methodology used is characterized as qualitative of an exploratory, descriptive-analytical character and presents elements of participant research. Among the theoretical-methodological references that supported the research process are Freire (2014a), Gadotti (2015), Gohn (2010), Saviani (2015), Schwartz (2016), Triviños (2015) and Cury (2000). The subjects of the research were three social educators and five adolescents users of the Service of Conscience and Strengthening of Links in CRAS, aged between 13 and 17 years old. As data collection instruments, were used: field journal, participant observation, semi-structured interviews and document analysis. The data found were analyzed through content analysis in the theoretical perspective of the method of materialism dialectical and history. The results showed that education is understood as a process of transformation of social reality. In this context, the experiences emerge as interlocutors of pedagogical mediations, which were subdivided into three: instrumental, situational and relational. The pedagogical mediations constitute the dialectic relation of the subjects with the world in the process of creation and operation of the real and the contradictory. Regarding the work of educators, it was normalized by registers, planning and technical orientations. A socio-educational work based on a dialogical relationship with existing possibilities (moment, place, person or work group), both in the human and institutional spheres.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherAssistência social - Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subject.otherEducação - Finalidades e objetivospt_BR
dc.subject.otherServiço social com adolescentespt_BR
dc.subject.otherMediaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1596-
dc.date.accessioned2017-07-06T13:37:27Z-
dc.date.available2017-07-06T13:37:27Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo descrever, analisar e compreender as mediações pedagógicas no trabalho de educadoras sociais nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em um município da região metropolitana de Porto Alegre. A partir disso, os objetivos específicos foram: compreender o que as educadoras sociais entendem por educação e pedagogia na experiência do seu trabalho; descrever as mediações pedagógicas e analisar as relações existentes entre o trabalho normalizado e renormalizado das educadoras sociais; e analisar como as educadoras desenvolvem as mediações pedagógicas dentro das políticas de assistência social. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa de caráter exploratório, descritiva-analítica e apresenta elementos de pesquisa participante. Entre os referentes teórico-metodológicos que fundamentaram o processo investigativo estão: Freire (2014a), Gadotti (2015), Gohn (2010), Saviani (2015), Schwartz (2016), Triviños (2015) e Cury (2000). Os sujeitos da pesquisa foram três educadoras sociais e cinco adolescentes usuários do Serviço de Consciência e Fortalecimento de Vínculos nos CRAS, com idade entre 13 a 17 anos. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados: diário de campo, observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Os dados encontrados foram analisados por meio da análise de conteúdo na perspectiva teórica do método do materialismo histórico e dialético. Os resultados mostraram que a educação é compreendida como um processo de transformação da realidade social. Nesse contexto, as experiências emergem como interlocutoras das mediações pedagógicas, as quais foram subdivididas em três: instrumentais, situacionais e relacionais. As mediações pedagógicas se constituem na relação dialética dos sujeitos com o mundo no processo de criação e operação do real e do contraditório. Em relação ao trabalho das educadoras, o mesmo era normalizado por registros, planejamentos e orientações técnicas. Um trabalho socioeducativo fundamentado em uma relação dialógica com as possibilidades existentes (momento, local, pessoa ou grupo de trabalho), tanto nas esferas humanas quanto nas institucionais.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elton Petry.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons